PUBLICIDADE

Baleia jubarte sai da lista de espécies ameaçadas de extinção na Austrália

Baleia jubarte sai da lista de espécies ameaçadas de extinção na Austrália

Neste 3 de março, em que se comemora o Dia Mundial da Vida Selvagem, não há notícia melhor do que saber que pelo menos uma espécie não está mais na lista daquelas ameaçadas de extinção. É o que aconteceu com a baleia jubarte (Megaptera novaeangliae), na Austrália.

De acordo com o comunicado feito pelo Ministério do Meio Ambiente, no pico das atividades da indústria baleeira, restaram cerca de 1.500 jubartes em águas australianas. Hoje estima-se que a população da espécie chegue a 40 mil.

“Não se trata de remover as salvaguardas para as jubartes, que ainda são uma espécie migratória protegida, mas é um reconhecimento do sucesso dos esforços de conservação em andamento”, disse a ministra Sussan Ley. “Nossa remoção da baleia jubarte da lista de espécies ameaçadas é baseada na ciência e envia uma mensagem clara sobre o que pode ser alcançado por meio de uma ação coordenada. É uma mensagem de esperança para o bem-estar de várias espécies”.

A decisão tomada pelo governo da Austrália foi feita após uma consulta pública e um análise de um Comitê Científico de Espécies Ameaçadas independente.

As baleias jubartes podem ser encontradas em todos os oceanos. Chegam a pesar até 40 toneladas. Se alimentam basicamente de pequenos crustáceos chamados de krills, filtrando água através das barbatanas (placas de queratina que descem do céu da boca). Como é um animal do topo da cadeia alimentar, é um excelente indicador da qualidade e do equilíbrio das águas do planeta.  

Esses cetáceos gigantes conseguem dar saltos em que seus corpos saem quase que por completo para fora da água. Suas imensas nadadeiras peitorais podem medir até 1/3 de seu comprimento, algo em torno de 16 metros.

Leia também:
Fotógrafo brasileiro homenageia os filhos ao ser convidado para batizar baleia jubarte que registrou na Antártica, em 2019
Em vez de atacar, orcas ajudam jovem baleia jubarte a se desenroscar de uma rede de pesca
Biólogos registram, em vídeo, flagrante raro de baleia jubarte amamentando seu filhote
Biólogos registram, com drone, os momentos após o nascimento de um filhote de baleia jubarte

Foto: Sylke Rohrlach/Wikimedia Commons

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra
Sandra
2 anos atrás

Se deixarem.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE