PUBLICIDADE

Navio de cruzeiro chega em porto de NY com baleia de 13 metros morta, presa na proa

Navio de cruzeiro chega em porto de NY com baleia de 13 metros morta, presa na proa

Entre as principais ameaças para animais de grande porte nos oceanos está a colisão com embarcações. E provavelmente esta foi a causa da morte de uma baleia-sei (Balaenoptera borealis), de 13 metros de comprimento e 20 toneladas, que chegou morta no porto de Brooklyn, em Nova York (EUA), presa na proa de um navio de cruzeiro, no sábado (04/05).

A companhia de cruzeiros MSC, proprietária do navio Meraviglia, no qual a baleia foi encontrada, alertou as autoridades locais logo após a descoberta da carcaça do animal. Em nota, afirmou ainda que toma todas as medidas necessárias para evitar colisões com baleias.

Também chamada de baleia-boreal, a espécie está ameaçada de extinção e é a terceira maior da família Balenopterídeo. Em geral ela prefere águas mais profundas, longe da costa.

A carcaça foi rebocada até a praia de Sandy Hook, em Nova Jersey, onde ficaria mais fácil a realização de uma necropsia. A baleia era um macho, adulto, aparentemente saudável.

“O exame revelou evidência de trauma tecidual ao longo da região da escápula direita e fratura da nadadeira direita. O trato gastrointestinal da baleia também estava cheio de comida. A maioria dos outros órgãos também foram amostrados para toxicologia e outros estudos de história de vida. As amostras foram coletadas e serão enviadas para análise histopatológica. As amostras de tecido e osso coletadas ajudarão os biólogos a determinar se a interação com o navio ocorreu pré ou post mortem”, informou em nota a Atlantic Marine Conservation Society, responsável pela autópsia.

Nesta época do ano, Agência de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) alerta embarcações para reduzir a velocidade na costa leste do país e ficarem alertas caso alguma baleia seja observada em área próxima.

Navio de cruzeiro chega em porto de NY com baleia de 13 metros morta, presa na proa

O navio Meraviglia tem mais de 300 metros de comprimento, 15 andares e pesa 170 toneladas
Foto: Estormiz, CC0, via Wikimedia Commons

————————-

Agora o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Baleia-franca-do-atlântico-norte tem corda de pesca presa na boca; espécie está à beira de extinção
Primeiro filhote de baleia-franca-do-atlântico-norte da temporada morre após colisão com navio

Filhote de baleia-franca encontrado morto em praia de Florianópolis deve ter sido vítima de colisão com barco

Foto de abertura: Michael McKenna- Marine Mammal Stranding Center

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE