PUBLICIDADE

No fundo do mar, robô subaquático filma o comovente sacrifício de uma mãe lula por seus filhotes

No fundo do mar, robô subaquático filma o comovente sacrifício de uma mãe lula por seus filhotes

Além de estarem entre os animais mais inteligentes da natureza, com um complexo sistema nervoso, os cefalópodes, como polvos e algumas espécies de lula, também apresentam uma fascinante e comovente jornada para poder se reproduzir. Após gerar seus filhotes, ainda dentro de minúsculos ovos presos ao corpo, para protegê-los e garantir que sobrevivam ao ataque de predadores, as fêmeas param de se alimentar. E assim, pouco a pouco, vão morrendo para que suas crias tenham mais chance de nascer e possam perpetuar a espécie.

Não são todas as espécies de lulas que chocam seus ovos, mas a Gonatus Onyx o faz. E foi uma fêmea delas que o robô submarino de uma das expedições do Schmidt Ocean Institute flagrou no fundo do mar, na Costa Rica, nadando com milhares de ovos presos em seus braços.

“A grande massa de ovos fica suspensa em ganchos nos braços da lula e, enquanto a carrega por vários meses, o cefalópode fica sem se alimentar. Embora tenham uma flutuabilidade neutra (não requerem qualquer esforço para flutuar ou nadar – podem conservar energia permanecendo imóveis), as lulas chocas não conseguem nadar muito rapidamente e podem ser presas fáceis para mamíferos marinhos que mergulham em profundidade”, explicam os biólogos do instituto.

Esse último sacrifício em vida é um dos momentos mais emocionantes também mostrado no premiado documentário “Professor Polvo”, que ganhou o Oscar em 2021. O filme conta a impressionante e inesperada amizade entre um ser humano, Craig Foster, passando por uma crise existencial, e uma polvo fêmea.

Leia também:
Mergulhadores se deparam com raríssima lula gigante, maior invertebrado do planeta
Descobertas duas novas espécies de lula pigmeu, menores que um alfinete de costura
Nas profundezas do oceano, cientistas flagram uma lula-morango, que consegue enxergar em direções opostas

Foto de abertura: Schmidt Ocean Institute / Twitter

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE