PUBLICIDADE

Cobra gigante com mais de 10 metros vivia nas florestas da Índia há 47 milhões de anos

Cobra gigante com mais de 10 metros vivia nas florestas da Índia há 47 milhões de anos

Fósseis de 27 vértebras descobertas no que há 47 milhões de anos teria sido um lago no estado de Gujarat, na Índia, levaram à descoberta do que pode ter sido a maior cobra existente no planeta. Batizada de Vasuki indicus, segundo estimativas dos pesquisadores envolvidos em sua descrição, essa serpente media entre 11 e 15 metros de comprimento.

De acordo com os cientistas do Instituto de Tecnologia Roorkee que acabam de publicar o achado no jornal Scientific Reports, a gigantesca cobra fazia parte da família Madtsoiidae, já extinta, e representava uma linhagem distinta que se originou na Índia.

Em termos de comparação com cobras existentes nos dias atuais, as maiores já registradas têm pouco mais de 7 metros.

A Vasuki indicus provavelmente se assemelha em tamanho à titanoboa, também extinta, há cerca de 58 milhões de anos, no Período Paleoceno, e caçava suas presas pelas florestas do que hoje conhecemos como América Latina. Fósseis desse réptil colossal, que teria pesado uma tonelada, foram encontrados na Colômbia.

Com base nas características da espinha dorsal da cobra, os pesquisadores indianos acreditam que a Vasuki indicus não ficava muito tempo na água ou em árvores. Ela deveria se locomover de maneira lenta e emboscar suas presas de maneira parecida como as sucuris.

Ainda segundo os pesquisadores, dado o tamanho impressionante do animal, há uma forte possibilidade de que ele tenha vivido num clima relativamente quente (28 °C) nesta parte da Índia, com temperaturas mais altas significando taxas metabólicas maiores em répteis de sangue frio.

O nome científico escolhido para a nova espécie é uma referência à serpente mítica que aparece enrolada no pescoço da divindade hindu Shiva, Vasuki, que seria a Rainha das Cobras, e ao país onde ela foi encontrada, a Índia.

Cobra gigante com mais de 10 metros vivia nas florestas da Índia há 47 milhões de anos

Local onde as vértebras foram encontradas e ilustração da cobra indiana
Imagem: Datta & Bajpai, Scientific Reports, 2024

——————————————

Agora, o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Descoberto um novo e surpreendente segredo sobre a sucuri-verde, a maior cobra do mundo
Descobertas cinco novas espécies de belíssimas cobras-de-pestana
Cinco novas espécies de cobras são descobertas na Amazônia, entre elas, uma batizada de ‘DiCaprio’

Foto de abertura: Jan Kopřiva on Unsplash

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE