PUBLICIDADE

Ônibus elétrico sueco faz recarga wireless no ponto em apenas sete minutos

Ônibus elétrico sueco faz recarga wireless no ponto em apenas sete minutos

Silencioso e sustentável. Assim é o novo ônibus que está circulando pelas ruas de Södertälje, ao sul de Estocolmo, capital da Suécia. Ao parar no ponto, em apenas sete minutos, é feita a recarga da bateria automaticamente, o suficiente para que o veículo faça seu trajeto de 10 km. A estação de recarga wireless foi instalada sob o asfalto, desta maneira, fica invisível.

A tecnologia inédita foi desenvolvida em parceria pelo Royal Institute of Technology (KTH), a empresa Scania, operadora oficial da frota de transporte público da cidade, e a prefeitura de Södertälje. O projeto foi financiado em parte pela Agência de Energia da Suécia.

“O projeto traz uma solução mais sustentável ao transporte público. A tecnologia de recarga indutiva é silenciosa e invisível. O teste de campo em Södertälje é importante antes das escolhas enfrentadas pela sociedade e pela indústria automobilística no que se refere à redução de emissões (de carbono) e de ruído do tráfego em ambientes urbanos”, afirma Hedvig Paradis, gerente de projeto da Scania.

É a primeira vez também que este tipo de tecnologia é testada em regiões de clima extremo, como é a Escandinávia, onde o frio do inverno é bastante rigoroso e com muita neve.

“Estamos tentando identificar as necessidades de cada cidade para criar sistemas que sejam ambientalmente seguros, amigáveis, rápidos e custo-efetivos para o transporte público”, explicou Anders Grundströmer, diretor da área de Sustainable City Solutions da Scania.

O ônibus de Södertälje é um modelo híbrido, isso significa que ele pode operar usando eletricidade ou biodiesel. Segundo os engenheiros da companhia, ele é 70% mais eficiente, em termos de energia, do que um similar movido a diesel.

A Suécia tem investido fortemente em novas tecnologias para acabar sua dependência aos combustíveis fósseis e poluentes, como carvão e diesel. Em setembro de 2015, como noticiamos aqui, o governo anunciou um investimento milionário em energias renováveis e ações para combater as mudanças climáticas. O objetivo é que o país se torne o primeiro a deixar de usar combustíveis que emitem gases de efeito estufa, principais responsáveis pelo aquecimento da superfície terrestre, e que sua frota de veículos seja movida somente com energia renovável até 2030.

Uma das tecnologias que os suecos mais têm apostado é na eletrificação de seu sistema de transporte público. Para isso, os especialistas estão desenvolvendo novas soluções de recarga, dependendo de onde os veículos precisam fazê-la, o que implica no tamanho e peso da bateria a ser utilizada.

Leia também:
Suécia inaugura primeira estrada elétrica do mundo
Trens da Holanda funcionarão somente com energia eólica
Índia inaugura primeiro aeroporto 100% solar do mundo
Carros elétricos serão recarregados nas ruas de Munique

 

Foto: divulgação Scania

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE