Carros elétricos serão recarregados nas ruas de Munique

recargas-carros-eletricos-bmw-munique.800

Um dos principais desafios para incentivar o uso de carros elétricosalém da redução de seu custo – é tornar mais acessíveis os postos de recarga. Um projeto apresentado recentemente na Low Carbon Oxford Week, na Inglaterra, pode ser a solução para este problema.

O sistema Light & Charge foi desenvolvido pela marca alemã de carros BMW. Acoplado aos postes de iluminação pública, que utilizariam lâmpadas LED de alta eficiência, a inovação permite que motoristas de veículos elétricos possam recarregar seus carros nestes postos.

Além de reduzir os custos com iluminação na cidade, já que as LED possuem melhor custo/benefício e fazem com que a luz seja direcionada de maneira mais uniforme, o Light & Charge tornaria mais populares e fáceis de encontrar as estações de recarga.

“Queremos integrar a rede de postos de recarga no ambiente urbano. Isto é essencial se quisermos ver mais veículos elétricos nas ruas das cidades no futuro”, afirmou Frank Bachmann, diretor da Mini Plant Oxford, onde o projeto foi lançado.

Outro benefício da utilização de lâmpadas LED é que através de um controle inteligente, as luzes podem ser ajustadas conforme a demanda do local, garantindo a economia de energia, quando esta não é necessária.

Para que o projeto seja viável – e seguro ao motorista, será necessário criar vagas de estacionamento ao longo de ruas e estradas onde o sistema for implementado. O pagamento da recarga de energia será feito com cartão de crédito no painel de controle da estação.

A BMW fará um projeto piloto do Light & Charge em Munique, durante o ano que vem. A marca já disponibiliza o sistema gratuitamente na frente da sua sede, na mesma cidade.

Foto: divulgação BMW

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.