“Este é o passo mais impactante que nosso estado pode dar para combater a mudança climática. Por muitas décadas, permitimos que os carros poluíssem o ar que nossas crianças e famílias respiram. Os californianos não deveriam se preocupar se nossos carros estão causando asma em nossos filhos. Nossos carros não devem piorar os incêndios florestais – e criar mais dias cheios de fumaça. Os carros não devem derreter geleiras ou elevar o nível do mar, ameaçando nossas queridas praias e litorais”, afirmou Gavin Newsom, governador da Califórnia, ao anunciar que, a partir de 2035, todos os novos veículos de passageiros e caminhões vendidos no estado deverão ter emissão zero de poluentes.
Nas últimas semanas, a Califórnia enfrentou alguns dos piores incêndios de sua história, com mais de 1 milhão de hectares destruídos. Na verdade, o fogo atingiu vários estados da costa oeste dos Estados Unidos, espalhando devastação, causando dezenas de mortes e deixando milhares de pessoas sem casa. Além disso, a fumaça fez com, por dias seguidos, as cidades da região apresentassem a pior qualidade de ar do mundo.
Através de um ordem executiva, Newsom determinou que as agências estaduais, em parceria com o setor privado, acelerem a implantação de postos de recarga e busquem o apoio da indústria automobilística para fornecer amplo acesso à população a veículos com emissão zero. Apesar de ainda serem mais caros, a previsão é que o preço deles se torne mais barato nos próximos anos.
Atualmente o setor dos transportes representa 50% das emissões de gases de efeito estufa da Califórnia.
O governador americano tem falado constantemente sobre os efeitos da crise climática. Há cerca de um mês, ele escreveu em suas redes sociais: “Se você não acredita em mudança climática, venha para a Califórnia”.
Newsom segue os passos de outros governos que tomaram a mesma atitude. Em fevereiro, o Reino Unido anunciou que irá antecipar também para 2035 a proibição da venda de veículos a gasolina e a diesel.
Diversos outros países europeus também já marcaram a data final para a circulação de carros movidos a diesel e petróleo. França definiu o prazo para 2040 e Noruega e Holanda 2025.
*Com informações do Office of Governor Gavin Newsom
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