PUBLICIDADE

“A Mãe Natureza é física, biologia e química. A mudança climática é REAL. A discussão acabou!”, diz enfurecido, governador da Califórnia

"A Mãe Natureza é física, biologia e química. A mudança climática é REAL. A discussão acabou!", diz enfurecido, governador da Califórnia

Diante de um cenário de devastação completa, Gavin Newsom, governador da Califórnia, não conseguiu conter sua frustração e consternação na semana passada e desabafou, em um discurso enfurecido na última sexta-feira (11/09), em Oroville, no norte do estado.

“Estou cansado de continuar falando sobre isso. Os dados são evidentes, a experiência que temos na Califórnia apenas ressalta a realidade dos estragos da mudança climática”, disse ele. “A Mãe Natureza é física, biologia e química. Ela bate por último e ela bate mil vezes. Essa é a realidade que estamos enfrentando, a realidade devastadora. O debate em torno da mudança climática acabou”.

Uma das principais vozes nos Estados Unidos na luta contra a crise climática, Newsom já falou várias vezes sobre o tema de maneira contundente. Há quase um mês, provocou: “Se você não acredita em mudança climática, venha para a Califórnia”.

Mas a entrevista recente foi a mais radical até hoje. Em meio a árvores completamente queimadas e um ar cinza, tomado pela fumaça e fuligem do fogo, ele afirmou. “Este não é um debate intelectual. Não se trata de ideologia. A prova está bem diante de nossos olhos. Os impactos das mudanças climáticas simplesmente não podem ser negados”.

"A Mãe Natureza é física, biologia e química. A mudança climática é REAL. A discussão acabou!", diz enfurecido, governador da Califórnia

Newsom culpou políticos e o governo federal por ignorarem os efeitos do aquecimento global e ressaltou que não há mais como negar o que está acontecendo. Newsom alertou que em breve, eventos climáticos extremos, como o que atinge a costa oeste americana agora, se espalharão pelo resto dos Estados Unidos.

De acordo com as informações mais atualizadas do Department of Forestry and Fire Protection da Califórnia, no momento 16,5 mil bombeiros combatem 28 grandes incêndios. Cerca de 1,5 milhão de hectares já foram queimados. Vinte e quatro pessoas morreram e 4,2 mil construções foram destruídas.

Os estados de Oregon e Washington também estão sofrendo com os incêndios. Cidades inteiras viraram cinzas e milhares de moradores foram obrigados a abandonar suas casas.

“Estamos no meio de uma crise climática. Estamos enfrentando condições climáticas nunca antes presenciadas em nossa história. Estamos sendo confrontados com algo sobre o qual pessoas alertaram décadas e décadas atrás que iria acontecer. Mas agora tudo aquilo é realidade”, disse. “Isso não é um evento de 2020… Não vai embora em 1o de janeiro”.

Leia também:
Incêndios na costa oeste dos Estados Unidos deixam cidades com a pior qualidade de ar do mundo

“O céu está diferente de tudo o que jamais vimos”, diz prefeita de São Francisco, sobre efeito de incêndios que devastam costa oeste dos Estados Unidos
Julho de 2020 foi o segundo julho mais quente da história do planeta
Desastres climáticos estão entre cinco maiores preocupações para a próxima década em relatório do Fórum Econômico Mundial

Fotos: reprodução Twitter Gavin Newsom

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra
Sandra
3 anos atrás

Pena que os maiores, mais sinceros e ardorosos defensores da Natureza e do Meio Ambiente não estejam ocupando os principais lugares de governança no mundo, de onde poderiam, com uma simples canetada, abafar o fogo da desgraça e consertar o eixo do Planeta.No Brasil também estamos órfãos; somos bebês sem berço e pássaros sem ninho porque nos faltam um pai e uma mãe de verdade que não nos deixem entregues à própria limitação de quem apenas aprende a andar e a voar sozinhos.
Que pena.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE