PUBLICIDADE

O brasileiro José Graziano recebe prêmio internacional por trabalho para acabar com a fome no Brasil e no mundo

O brasileiro José Graziano recebe prêmio internacional por trabalho para acabar com a fome no Brasil e no mundo

“O único número aceitável para a fome é zero”. Este é o mote que tem guiado o trabalho de José Graziano da Silva nas últimas décadas. Agrônomo de formação e doutor em Economia, o brasileiro ocupou o cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para alimentação e Agricultura (FAO) de 2012 a 2019. Também foi o responsável por coordenar a formulação e implementação do Programa Fome Zero no Brasil enquanto Ministro Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva. 

Por sua carreira dedicada a erradicação da fome em nosso país e no mundo, José Graziano acaba de receber um prêmio internacional, concedido pela Niigata International Food Award Foundation. Em cerimônia no Japão, ele agradeceu o reconhecimento dado aqueles que lutam pela segurança alimentar global.

“O verdadeiro desafio, de fato, é fazer com que todas as pessoas tenham acesso a alimentos saudáveis e seguros todos os dias”, afirma Graziano.

O brasileiro declarou que doará o prêmio em dinheiro que recebeu ao Instituto Fome Zero, do qual ele é diretor-geral. Sua principal preocupação é não apenas oferecer comida para todos, mas também melhorar a qualidade do que é ofertado.

O Instituto Fome Zero apoia políticas de combate à fome e a todas as formas de má nutrição, tornando estes assuntos prioridade no Brasil e na comunidade internacional.

Segundo um levantamento divulgado em junho deste ano,  33,1 milhões de brasileiros vivem em situação de fome, 14 milhões a mais que em 2020. Os dados são do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).

Já em escala global, enquanto o mundo produz alimentos suficientes para atender toda a população do planeta, ainda assim, 828 milhões de pessoas passam fome diariamente. De acordo com a organização, Action Against Hunger, após um declínio constante por uma década, a fome aumentou, afetando quase 10% das pessoas em todo o mundo.

De 2019 a 2022, o número de pessoas subnutridas cresceu em até 150 milhões, uma crise impulsionada principalmente por conflitos, mudanças climáticas e a pandemia de covid.

Leia também:
“Tô pronta pra somar!”, diz Bela Gil sobre convite para integrar o grupo de combate à fome da equipe de transição do governo de Lula
‘Betinho, 70 anos’: documentário é exibido pelo SESCTv em 28/8, online e gratuito, em celebração pela vida do sociólogo que lutou contra a fome e a Aids
O emocionante ato pela democracia em SP reúne milhares de pessoas e ganha protesto contra a fome: “Não existe democracia de barriga vazia!”
Artista cearense instala vaca magra em frente à Bolsa de Valores de SP em protesto contra a fome… e o touro dourado

Foto de abertura: reprodução Facebook José Graziano

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE