PUBLICIDADE

Milhares de tartarugas desovam na Amazônia e formam a imagem do mapa do Brasil

Milhares de tartarugas desovam na Amazônia e formam a imagem do mapa do Brasil

Esse é um dos fenômenos mais lindos e impressionantes da Amazônia. Um espetáculo da natureza que se repete todos os anos. É a época da desova dos quelônios na região, quando nascem milhões de tartarugas-da-amazônia (Podocnemis expansa) e tracajás (Podocnemis unifilis).

No ano passado, escrevi nesta outra reportagem sobre o registro incrível da desova. As fêmeas se reúnem em praias ao longo do rio Guaporé/Iténez, um dos mais extensos do mundo, na fronteira do Brasil com a Bolívia. Lá acontece a nidificação e a eclosão dos filhotes, no que é considerada a maior agregação e desova de tartarugas do planeta.

E este ano, uma equipe de pesquisadores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) de Rondônia que fazia o monitoramento das tartarugas-da-amazônia registrou uma imagem surpreendente. Ao sobrevoar as areias do rio Guaporé com drones foi possível notar que a aglomeração dos quelônios acabou tendo a forma do mapa do Brasil.

A maior das tartarugas de água doce da América Latina

Na temporada de 2022, pesquisadores estimaram que cerca de 80 mil fêmeas de tartarugas-da-amazônia desovaram nas praias do Guaporé.

Podocnemis expansa é a maior espécie de tartaruga de água doce da América Latina: seu casco pode medir até mais de 1 metro e pesar cerca de 90 kg. As fêmeas colocam, em média, 100 ovos em cada ninho. São aproximadamente 60 dias de incubação, até que nasçam os filhotes entre novembro e o início de janeiro.

Antigamente, milhões desses quelônios eram observados nessa região amazônica. Historiadores relatam um verdadeiro “massacre” da Podocnemis expansa em séculos passados. Entre 1700 e 1903, algo em torno de 214 milhões de ovos foram coletados e enviados à Europa para atender à demanda por energia naquele continente. A espécie é um alvo fácil para a captura, uma vez que costuma desovar em praias, onde fica bastante exposta e vulnerável.

Além disso, a tartaruga-da-amazônia também é caçada por causa de sua carne.

Cientistas registram nascimento de milhões de tartarugas-da-amazônia, durante maior desova desses animais no planeta

Imagem aérea mostra as milhares de tartarugas no rio
(Foto: Marcos Amend/WCS)

Cientistas registram nascimento de milhões de tartarugas-da-amazônia, durante maior desova desses animais no planeta

Um filhotinho de Podocnemis expansa: a maior tartaruga de água-doce da América Latina
(Foto: WCS)

Atualmente na Amazônia podem ser observadas 21 espécies de quelônios, entre aquáticos, semi-aquáticos e terrestres. As tartarugas têm um importante papel em seus ecossistemas. Ao dispersar sementes, ajudam a regenerar a vegetação ao longo dos rios.

Leia também:
Perema-do-Pará é o nome da nova tartaruga de água doce descrita por pesquisadores brasileiros na Amazônia
Descoberta uma nova espécie de tartaruga na Amazônia, com características completamente diferentes das demais já conhecidas
Mais de 100 mil filhotes de tartarugas-da-amazônia nascem em 2020, número recorde observado em Tocantins

Foto de abertura: reprodução vídeo Ibama

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE