PUBLICIDADE

Mato Grosso do Sul proíbe o uso de animais em testes para a fabricação de produtos de limpeza

Mato Grosso do Sul proíbe o uso de animais em testes para a fabricação de produtos de limpeza

Em 2014, o Mato Grosso do Sul já tinha sancionado uma lei que proibia as empresas fabricantes de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal de utilizarem animais para o desenvolvimento e testes de seus produtos. Oito anos depois, no último dia 6 de setembro, o estado dá novo exemplo ao resto do país e amplia ainda mais essa legislação.

O atual governador, Reinaldo Azambuja Silva, sancionou a Lei 5.944/2022, que altera a anterior, a 4.538/2014, e determina agora que fica proibido também o uso de animais no desenvolvimento e experimento de produtos de limpeza, detalhados no texto como “destinados à remoção de sujidade, à desinfecção e à conservação de ambientes domésticos ou coletivos”.

A lei entrou em vigor já a partir de sua publicação no Diário Oficial do estado em 5 de setembro. Empresas e instituições que descumprirem a nova regra deverão pagar multa no valor de 10 mil Unidades Fiscais do Estado de Mato Grosso do Sul (UFERMS) por animal – pouco mais de R$ 47 mil pela tabela atual – e, caso haja reincidência, o valor será dobrado. Poderá ocorrer ainda suspensão temporária ou definitiva do alvará de funcionamento. Já os profissionais pegos em infração será cobrado o valor de 2 mil UFERMS, cerca de R$ 9,4 mil.

A legislação esclarece ainda que a proibição vale não apenas para empresas do setor privado, mas também instituições ou estabelecimentos de ensino, organizações sociais ou demais pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos.

PUBLICIDADE

A iniciativa do governo do Mato Grosso do Sul segue o parecer do Supremo Tribunal Federal (STF), feito no ano passado, que julgou constitucional uma lei aprovada no Rio de Janeiro e que foi contestada na justiça pela Associação Brasileira da Indústria de Cosméticos, Higiene Pessoal e Perfumaria (ABIHPEC).

Em 2021, o STF tomou decisão similar também em relação ao Amazonas ao não aceitar a contestação da indústria de cosméticos e manter a proibição de testes em animais também naquele estado.

Nos últimos sete anos, oito estados brasileiros adotaram e promulgaram leis proibindo esses testes, começando por São Paulo em 2014. Juntos eles abrigam aproximadamente 70% das indústrias de cosméticos do país.

Chega de sofrimento e crueldade

Vale aproveitar aqui esse texto para divulgar mais uma vez a animação ‘Salve O Ralph’, produzida pela Humane Society Internacional (HSI). O elenco do curta, em inglês, conta com nomes de sucesso como Zac Afron, Taika Waititi e Olivia Munn. Em português ele é dublado pelo ator brasileiro Rodrigo Santoro.

O filme tem como objetivo expor os testes cruéis feitos em animais, além de mostrar todo o sofrimento imposto a esses seres.

Os coelhos são os bichos mais utilizados nesses tipos de testes. Em geral, eles são amarrados pelo pescoço para substâncias serem pingadas em seus olhos e na pele raspada de suas costas. Os animais usados em testes não recebem nenhum tipo de anestésico para aliviar a dor e, depois de muito sofrimento, são mortos. Tudo por um batom ou detergente (cosméticos, produtos de higiene e limpeza) 

Se você acredita que um batom ou um detergente não valham o sofrimento desses seres inocentes, use produtos não testados em animais. Aqui segue uma listinha: PEA: Lista de Empresas que NÃO Testam em Animais.

Leia também:
Imagens chocantes revelam crueldade e abusos em testes com animais em laboratório na Espanha
#LiberteSeDaCrueldade: Xuxa, modelos e infuenciadores se unem em campanha pela proibição de testes de cosméticos em animais
Campanha global pede o fim do uso de animais em testes na indústria de cosméticos
Pele descartada de cirurgias plásticas substitui uso de animais em testes de cosméticos
Cientistas israelenses criam medicamento para tratamento de câncer sem usar animais em testes

Foto: domínio público/pixabay

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor