
Este parece mesmo ser um caminho sem volta. No final de janeiro escrevi aqui sobre a notícia de que a maior montadora de carros dos Estados Unidos, a General Motors, só terá modelos elétricos a partir de 2035. Agora foi a vez de outra fabricante de veículos anunciar que seguirá o mesmo caminho. A Ford Motors informou que em cinco anos só venderá carros elétricos ou híbridos na Europa.
Segundo nota divulgada pela empresa, a partir de 2026, todos os veículos de passageiros comercializados naquele continente terão emissão zero de carbono. E quatro anos depois, em 2030, só serão oferecidos modelos com bateria elétrica.
Para atingir a meta, a Ford fará um investimento de U$ 1 bilhão na transformação de sua fábrica em Colônia, na Alemanha.
“Estamos entrando em um futuro totalmente elétrico na Europa”, afirmou Stuart Rowley, presidente da Ford europeia.
A previsão é que o primeiro veículo de passageiros totalmente elétrico montado na Alemanha será produzido em 2023.
Muitos países e fabricantes estão deixando os combustíveis fósseis para trás. Na Noruega, por exemplo, os elétricos já representam 54% das vendas de carros novos. O governo norueguês tem como objetivo ser a primeira nação do mundo a proibir a comercialização de carros a gasolina ou diesel a partir de 2025.
Já o Reino Unido anunciou que irá antecipar para 2035 a proibição da venda de veículos a gasolina e a diesel e a França definiu o prazo para 2040. Holanda também se comprometeu com o mesmo prazo que a Noruega: 2025.
Enquanto isso, no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que irá zerar os impostos federais sobre o diesel pelos próximos dois meses. O combustível é feito a partir de combustíveis fósseis e a sua queima libera gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento da superfície da Terra.
Leia também:
Oxford e Coventry devem se tornar primeiras cidades da Inglaterra a ter frotas de ônibus totalmente elétricas
Todos os novos carros vendidos na Califórnia a partir de 2035 deverão ser elétricos
Alemanha começa 2021 com novo imposto de emissão de carbono sobre produtos e serviços
Israel inicia projeto piloto de rua “elétrica”, que recarrega veículos remotamente
Foto: divulgação Ford Motors