Todos os novos carros vendidos na Califórnia a partir de 2035 deverão ser elétricos

Todos os novos carros vendidos na Califórnia a partir de 2035 deverão ser elétricos

“Este é o passo mais impactante que nosso estado pode dar para combater a mudança climática. Por muitas décadas, permitimos que os carros poluíssem o ar que nossas crianças e famílias respiram. Os californianos não deveriam se preocupar se nossos carros estão causando asma em nossos filhos. Nossos carros não devem piorar os incêndios florestais – e criar mais dias cheios de fumaça. Os carros não devem derreter geleiras ou elevar o nível do mar, ameaçando nossas queridas praias e litorais”, afirmou Gavin Newsom, governador da Califórnia, ao anunciar que, a partir de 2035, todos os novos veículos de passageiros e caminhões vendidos no estado deverão ter emissão zero de poluentes.

Nas últimas semanas, a Califórnia enfrentou alguns dos piores incêndios de sua história, com mais de 1 milhão de hectares destruídos. Na verdade, o fogo atingiu vários estados da costa oeste dos Estados Unidos, espalhando devastação, causando dezenas de mortes e deixando milhares de pessoas sem casa. Além disso, a fumaça fez com, por dias seguidos, as cidades da região apresentassem a pior qualidade de ar do mundo.

Através de um ordem executiva, Newsom determinou que as agências estaduais, em parceria com o setor privado, acelerem a implantação de postos de recarga e busquem o apoio da indústria automobilística para fornecer amplo acesso à população a veículos com emissão zero. Apesar de ainda serem mais caros, a previsão é que o preço deles se torne mais barato nos próximos anos.

Atualmente o setor dos transportes representa 50% das emissões de gases de efeito estufa da Califórnia.

O governador americano tem falado constantemente sobre os efeitos da crise climática. Há cerca de um mês, ele escreveu em suas redes sociais: “Se você não acredita em mudança climática, venha para a Califórnia”.

Newsom segue os passos de outros governos que tomaram a mesma atitude. Em fevereiro, o Reino Unido anunciou que irá antecipar também para 2035 a proibição da venda de veículos a gasolina e a diesel.

Diversos outros países europeus também já marcaram a data final para a circulação de carros movidos a diesel e petróleo. França definiu o prazo para 2040 e Noruega e Holanda 2025.

*Com informações do Office of Governor Gavin Newsom

Leia também:
“O céu está diferente de tudo o que jamais vimos”, diz prefeita de São Francisco, sobre efeito de incêndios que devastam costa oeste dos Estados Unidos
“A Mãe Natureza é física, biologia e química. A mudança climática é REAL. A discussão acabou!”, diz enfurecido, governador da Califórnia
Uber anuncia que 100% de seus veículos serão elétricos nos Estados Unidos, Europa e Canadá até 2030

Foto: Andrew Roberts on unsplash

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta