Israel inicia projeto piloto de rua “elétrica”, que recarrega veículos remotamente

Israel inicia projeto piloto de rua "elétrica", que recarrega veículos remotamente

Inicialmente serão apenas dois quilômetros de extensão. Mas se bem-sucedido, o teste piloto que começa agora em setembro no bairro de Yafo, em Tel-Aviv, capital de Israel, poderá ser estendido para toda a cidade. O projeto é uma parceria entre a prefeitura, a empresa de ônibus Dan Bus Company e a ElectReon, companhia responsável pela tecnologia inédita, que permitirá a recarga de veículos elétricos remotamente.

Para tal, são instaladas estruturas (bobinas de cobre) embaixo da superfície de ruas ou estradas, que transferem energia, via wireless, para veículos que passam sobre ela.

Ônibus públicos, que fazem a rota para a Universidade de Tel-Aviv, farão parte dos testes na capital. Neles serão adaptados receptores, que captarão a energia enviada pela “rua elétrica”.

O objetivo do governo da capital é usar a nova tecnologia para reduzir a poluição do ar e evitar a emissão de gases de efeito estufa, apontados como os principais responsáveis pelo aquecimento global.

“O transporte elétrico ajudará os esforços municipais para reduzir a poluição do ar e o ruído e também, na transição para meios de transporte verdes, o que contribuirá para melhorar a qualidade de vida e o meio ambiente para residentes e visitantes da cidade”, diz Meital Lehavi, secretário de Transportes de Tel-Aviv.

Israel inicia projeto piloto de rua "elétrica", que recarrega veículos remotamente

A ElectReon afirma que sem a necessidade de ter uma bateria pesada como as atuais, os veículos ficarão mais leves e economizarão tempo de carregamento, além de terem uma autonomia maior.

A empresa garante ainda que a instalação da estrutura no asfalto, que é conectada à rede já existente de distribuição de energia, é fácil e rápida, podendo ser feita em poucos dias.

Outros dois projetos similares da companhia israelense estão em operação na Suécia e na Alemanha. No primeiro, há uma estrada elétrica na ilha de Gotland, em um trecho que liga o aeroporto à cidade de Visby. Na Europa, o sistema começará a funcionar em dezembro deste ano, em ônibus elétricos shuttle, em Karlsruhe.

Leia também:
Todos os novos carros vendidos na Califórnia a partir de 2035 deverão ser elétricos
Uber anuncia que 100% de seus veículos serão elétricos nos Estados Unidos, Europa e Canadá até 2030

Suécia inaugura estrada que recarrega veículos elétricos. A primeira, de muitas!

Fotos: reprodução vídeos

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.