PUBLICIDADE

Vídeo registra momento de luto e desespero de mãe golfinho ao lado do filhote sem vida

Vídeo registra momento de luto e tristeza de mãe golfinho ao lado do filhote sem vida

A cena não é inédita, mas toda vez que é registrada continua sendo comovente. E comprova o que muitos especialistas em vida selvagem já afirmaram antes: que muitas espécies de animais apresentam sentimentos como luto e tristeza. No caso dos cetáceos, é algo conhecido. Em 2018, a orca Tahlequah ganhou as manchetes mundiais por, durante 17 dias, ter ficado empurrando o corpo do filhotemorto, na região de Seattle, no estado de Washington, como mostramos nesta outra reportagem. Agora, um novo flagrante feito na costa de Portugal, mostra mais uma vez, o sofrimento e o desespero de uma mãe ao perder seu recém-nascido: dessa vez foi um golfinho.

O vídeo foi gravado pela bióloga Margarita Samsonova, que estava acompanhando uma expedição da Associação para a Investigação do Meio Marinho (AIMM), que trabalha no monitoramento e pela conservação da vida marinha na costa de Portugal, no Mar Mediterrâneo.

Após cerca de cinco horas no mar, próximo da região de Albufeira, a equipe da embarcação notou um grupo de aproximadamente 25 golfinhos, que apresentavam um comportamento atípico. Foi então que notou-se que uma fêmea estava tentando trazer o corpo de um filhote para a superfície da água.

“Os golfinhos estavam se comportando de maneira muito incomum, pulando mais alto que o normal e fazendo vocalizações muito estranhas. Então percebemos a mãe com o filhote. Ele estava morto e ficou claro que ela estava tentando trazê-lo à superfície”, contou Margarita. “Instantaneamente eu chorei, foi realmente de partir o coração e muito doloroso assistir aquele momento”.

Tanto golfinhos como baleias são considerados animais muito inteligentes e extremamente sociáveis, passando a maior parte de sua vida dentro de grupos. E o luto pode ser um dos comportamentos sociais apresentados por essas espécies.

Nascida na Letônia, país situado no Mar Báltico entre a Lituânia e a Estônia, Margarita Samsonova viaja o mundo documentando a vida selvagem.

“No verão passado estávamos filmando um projeto de documentário e uma das organizações que filmamos era a AIMM. Nosso objetivo era aumentar a conscientização sobre o trabalho da ONG e práticas responsáveis de observação de baleias. Acabamos nos deparando com o flagrante da mãe com o filhote durante a patrulha diária com eles”, contou ela ao Conexão Planeta.

Leia também:
Orca que comoveu o mundo há dois anos, ao passar duas semanas carregando filhote morto, procria novamente
Cientistas celebram imagem de filhote de orca ao lado da mãe
Filhote se agarra à mãe morta por leopardo em um dos flagrantes vencedores do concurso de fotografia da The Nature Conservancy
Cientistas registram, pela primeira vez, adoção de golfinho órfão por outra espécie
Filhote de golfinho é nova vítima do plástico na Flórida

Foto: reprodução vídeo Margreen e vídeo cedido gentilmente por Margarita Samsonova

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE