PUBLICIDADE

“Se você não acredita em mudança climática, venha para a Califórnia”, diz governador do estado sobre incêndios devastadores

"Se você não acredita em mudança climática, venha para a Califórnia", diz governo do estado americano sobre incêndios devastadores

Assim como a Austrália ou a Amazônia e o Pantanal, no Brasil, o estado americano da Califórnia sempre sofreu com os incêndios florestais. Durante o pico do verão no Hemisfério Norte, quando a umidade fica muito baixa, a vegetação seca e os ventos estão mais fortes, o fogo se prolifera sem controle.

A foto acima foi compartilhada ontem (22/08) pelo governador do estado, Gavin Newsom, em suas redes sociais, acompanhada do título desta reportagem: “Se você não acredita em mudança climática, venha para a Califórnia”, escreveu. “A imagem é de hoje. É apenas uma pequena parte dos quase 600 focos de incêndio que estamos combatendo esta semana”.

Nas últimas horas, o fogo está pior na região de Santa Clara e Santa Cruz, ao norte, no chamado SCU Lightning Complex. Há ordem para que a população abandone suas casas. O incêndio já é considerado um dos maiores da história da Califórnia.

Uma área de 500 mil hectares foi destruída pelas chamas. Quase 120 mil pessoas deixaram suas residências. Nesta semana que passou, foi registrada uma temperatura recorde de mais de 50o graus, pela primeira vez na história local.

A preocupação agora é que há previsão para o estado de tempestades “secas”, com raios e trovões, o que pode agravar ainda mais a situação. Mais de 13 mil bombeiros estão trabalhando continuamente para apagar os incêndios. Foi enviado reforço de outros estados, como Oregon, Novo México e Texas.

Newsom declarou estado de emergência na Califórnia e pediu ajuda também para a Austrália. “Não vemos algo assim em muitos, muitos anos”, afirmou. “Esses incêndios estão sobrecarregando nossos recursos e nosso pessoal”.

Além dos incêndios, a Califórnia enfrenta uma segunda onda de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. São 650 mil contaminados.

No final do ano passado, os incêndios no estado já tinham deixado quase 200 mil pessoas sem casa e mais de 2 milhões sem eletricidade.

Efeito das mudanças climáticas

Ano a ano a tragédia se repete. E a dimensão dos prejuízos, ambientais e humanos, só aumenta. Um estudo com dados do Federal Emergency Management Agency (FEMA), agência federal que administra desastres naturais nos Estados Unidos, revela que a extensão dos incêndios mais que triplicou entre 1970 e 2010.

E as previsões de especialistas revelam que, até 2050, a duração da estação dos incêndios deve ganhar 24 dias a mais.

Assim como Gavin Newsom, cientistas do clima não têm medo de afirmar que a tragédia que só se agrava na Califórnia é mais um dos efeitos do aquecimento global, que torna os extremos climáticos (secas, incêndios, furacões e tempestades) mais fortes e frequentes.

Esta semana, o governador deu um depoimento durante a Convenção do Partido Democrata e falou sobre a crise climática. “Não podemos perder mais um momento. Outro ciclo. Mais um ano negando as mudanças climáticas. Refutando a ciência”, alertou. “O quente está ficando mais quente. O seco está ficando mais seco. A mudança climática é real”.

Abaixo vídeo de sobrevoo sobre uma das regiões mais afetadas pelos incêndios no estado americano:

Leia também:
Mata Atlântica sofre com queimadas e número de focos de incêndio no começo do ano já superam os de 2019
Queimadas aumentam na Amazônia, desrespeitando a moratória do fogo
Número de queimadas nos primeiros dias de agosto já supera aquelas de julho inteiro no Pantanal do Mato Grosso

Foto: reprodução Facebook Gavin Newsom

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Carla
3 anos atrás

Primeiramente parabéns pelo artigo,tudo citado nesse blog é de imensa importancia, estou muito admirada pelo conteudo desse post,
Esta postagem do blog é exatamente o que eu estava procurando,postagem muito claro e inteligênte, o dono do blog sempre tem alguns bons insights.
Imensa Gratidão pelo seu trabalho, e sempre vou compartilha o conteudo.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE