PUBLICIDADE

Prefeita de Paris mergulha no Rio Sena para provar pureza da água, a nove dias das Olimpíadas

Finalmente, hoje (17), a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, 65 anos, nadou e mergulhou no Rio Sena, cumprindo a promessa feita em janeiro e confirmada na semana passada, durante entrevista à rádio France, como contamos aqui.

Seu objetivo era provar que as águas do famoso rio – interditadas há cem anos devido à poluição – estão limpas para a realização de provas de esportes aquáticos nos Jogos Olímpicos, que começam no dia 26.

Depois de vários adiamentos devido às chuvas e dúvidas sobre a qualidade da água, o mergulho aconteceu por volta das 10h, próximo da ponte Marie, e contou com plateia lotada às margens do Sena e nas pontes próximas. É verão na Europa e o dia estava ensolarado, perfeito para a proeza.

Anne usou roupa de neoprene para se proteger da temperatura da água e óculos de proteçãoe nadou acompanhada por Tony Estanguetchefe do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris, entre outros que ainda não identificamos. 

PUBLICIDADE
Fotos (acima e abaixo): reprodução das redes sociais de Anne Hidalgo

Anne e Tony nadaram ao longo do trecho do rio que passa pela Prefeitura e pela Catedral de Notre Dame. O presidente francês, Emmanuel Macron, havia declarado que se juntaria a ela nessa missão, mas não apareceu.

Fotos (acima e abaixo): reprodução das redes sociais de Anne Hidalgo

“Nós trabalhamos muito, muito duro e, então, você entra na água e parece natural”, declarou a prefeita ao sair do rio. “A água é muito, muito boa, um pouco fria, mas não muito. Nas vésperas dos Jogos, quando o Sena terá um papel fundamental, este evento representa a demonstração dos esforços feitos pela cidade e pelo estado para melhorar a qualidade das águas do Sena e o estado ecológico do rio”, acrescentou.

Antecipando a promessa de Anne Hidalgo, no sábado (13), Amélie Oudéa-Castéra, ministra dos Esportes da França, nadou no Rio Sena, como contamos aqui

Também paramentada com traje de mergulho, ela nadou acompanhada de Alexis Hanquinquan, campeão paraolímpico de triatlo. Em suas redes sociais, celebrou: “Promessa cumprida”. 

Amélie e Alexis, após o mergulho
Foto: Ministério dos Esportes da França/divulgação

A seguir, assista ao vídeo que Anne Hidalgo publicou em suas redes sociais:

__________

Acompanhe o Conexão Planeta também em nosso canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular.

Foto (destaque): reprodução de vídeo / Nas redes sociais de Anne Hidalgo, ela crredita as imagens divulgadas a Henri Garat, Guillaume Bontemps, Joséphine Brueder et Jean-Baptiste Gurliat.

Leia também:
Paris começa 2022 com lei que obriga bares, restaurantes e espaços públicos a oferecer água potável e gratuita
Paris ganha edifício com fachada verde, que propõe um novo pacto entre cidade, natureza e saúde
Paris apresenta planos para proibir circulação de carros em centro histórico
Avenida mais famosa de Paris vai ficar mais verde: com mais árvores e espaço para pedestres, e menos carros

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor