PUBLICIDADE

Palmeiras que florescem apenas uma vez na vida desabrocham no Rio de Janeiro

Palmeiras que floresce apenas uma vez na vida desabrocham no Jardim Botânico do RJ
Vinayaraj, CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons

Os cariocas e turistas que estão visitando o Rio de Janeiro podem contemplar um espetáculo raro da natureza e que, para essa espécie específica de palmeira, a talipot (Corypha umbraculifera), só acontece uma vez na vida. Algumas delas, no Jardim Botânico e no Aterro do Flamengo, estão em plena floração – com suas flores lindíssimas, amarelas, decorando o alto de suas copas.

No Aterro, as talipot foram plantadas pelo arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx na década de 60. Já as duas palmeiras que desabrocharam no Jardim Botânico foram plantadas alguns anos antes.

A espécie, uma das maiores dentre as palmeiras, pode atingir até 30 metros de altura. Entretanto, não é brasileira, é nativa da Índia, mas pode ser encontrada em outros países da Ásia, como Sri Lanka, Tailândia e China.

“A palmeira talipot só frutifica uma vez na vida, e pode chegar até 5 milhões de frutos. Esse processo da floração à frutificação pode durar até um ano”, explica Marcus Nadruz, coordenador e pesquisador de Coleções Vivas do Jardim Botânico do Rio. 

PUBLICIDADE

A floração, chamada de inflorescência, pode acontecer quando a palmeira atinge entre 40 e 70 anos de idade. Depois do aparecimento das pequenas flores, surgirão os frutos, que representarão o começo do fim da existência da talipot, quando sua energia acaba.

Palmeiras que floresce apenas uma vez na vida desabrocham no Jardim Botânico do RJ
Uma palmeira talipot em plena floração no Jardim Botânico de Trindade e Tobago
Foto: Esther Griffith, CC BY 4.0 via Wikimedia Commons

O Jardim Botânico do Rio, que em 2025 completou 217 anos, tem em sua coleção mais de 25 mil plantas, de 3.669 espécies diferentes, em uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade. É um dos centros de pesquisa mais respeitados no mundo na área da fauna e da flora. Abriga, por exemplo, a mais completa biblioteca do país especializada em botânica e o maior herbário do Brasil.

——————

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
O genial arquiteto e paisagista Burle Marx inspira a maior exposição do Jardim Botânico de Nova York
Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro, entra para lista do Patrimônio Mundial da Unesco
Ao celebrar 217 anos, Jardim Botânico do Rio de Janeiro inaugura a “Trilha das Especiarias”
Jardim Botânico do Rio de Janeiro inaugura nova coleção de louva-a-deus

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor