É grande a repercussão dos ataques empreendidos pelo Congresso Nacional ao governo brasileiro, principalmente relacionados ao meio ambiente e aos povos indígenas. A mobilização contra o PL 490 (que cria um marco temporal e inviabiliza as demarcações e será votado amanhã, 30/5), e as alterações da MP 1154 (estrutura do governo) e também contra as emendas da MP 1150 (Mata Atlântica) cresce a cada dia, não só no Brasil. Hoje, 29/5, por exemplo, o ator norte-americano Mark Ruffalo – sempre atento aos povos originários e à Amazônia – Ruffalo fez apelo ao presidente Lula em seu Twitter, compartilhando post da deputada federal Célia Xakriabá, no qual ela divulga petição online contra o PL 490:
“O governo brasileiro está sendo atacado pelo agronegócio. Há uma guerra contra os povos indígenas e as florestas. Nosso planeta está em risco! Lula, seja o herói que seu povo elegeu. Impeça o #PL490 e os planos para esvaziar o Ministério. dos Povos Indígenas e do Meio Ambiente!” ((veja o tweet no final deste texto).

O apelo de Ruffalo vem um dia depois de Leonardo DiCaprio elogiar ações de Lula (entre elas, a demarcação de seis terras indígenas) nas redes sociais. Apesar de parecer alheio aos últimos acontecimentos, a declaração do ator é um apoio importante, que pode servir para pressionar deputados que apoiam o PL 490 a reverem sua posição e para que Lula vete todos os ataques.

O apoio do cinema, da música e da moda
Na semana passada, a equipe do filme ‘Flor de Buriti’ – que conta a história dos últimos 80 anos do povo indígena Krahô, que vive no norte do Tocantins, na fronteira com o Maranhão e o Piauí – exibiu cartazes contra o PL 490 no tapete vermelho do Festival de Cinema Cannes, no qual, na última sexta-feira, 26/5, recebeu o prêmio Prix D’ensemble (Melhor Equipe) na mostra Um Certo Olhar.
Para o Festival, o filme produzido pela brasileira Renée Nader Messora e pelo português João Salaviza, presta “extraordinário tributo à capacidade de resiliência deste povo indígena e à luta pela liberdade”. Uma homenagem a todos os indígenas do Brasil.
Em suas aldeias, todos os povos indígenas estão engajados na luta contra o famigerado projeto de lei, fazendo suas manifestações nas aldeias e nas redes sociais, mas a deputada federal Célia Xakriabá tem se destacado por sua movimentação incansável.
Na sexta-feira, 26/5, ela visitou os músicos Chico Cesar e Geraldo Azevedo nos bastidores de seu show na Feira Nacional do Artesanato e Flores de Brasília, e garantiu o apoio de ambos (fotos abaixo) contra o projeto que cria um ‘marco temporal’, ignorando a história dos povos originários desde a invasão dos portugueses.

O São Paulo ashion Week (SPFW) – evento que acontece em São Paulo duas vezes ao ano para lançar as coleções de primavera/verão e outono/inverno – também foi palco para manifesto de repúdio à votação urgente do PL 490, às vésperas do julgamento do STF.
O estilista manaura e indígena do povo Kaixana, Maurício Duarte, participou pela segunda vez do SPFW para apresentar suas últimas criações. Na passarela, modelos indígenas (ativistas, artistas, modelos e comunicadores) e negros, que, no final do desfile, exibiram faixas protestando contra o marco temporal.

Logo depois do PL 490 ser “ressuscitado” por Lira, na Câmara dos Deputados – e também os retrocessos empreendidos pelo Congresso com a aprovação as medidas já citadas -, a chef Paola Carosella gravou vídeo para contar que aceitou convite do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) para participar da campanha Terra é Vida, contra a tese ruralista do marco temporal.

A campanha se refere ao julgamento que será retomado no Supremo Tribunal Federal, no dia 7 de junho, que trata do pedido de reintegração de posse da Terra Indígena Xokleng pelo governo de Santa Catarina e é considerado, pelo Supremo, como de repercussão geral, ou seja, o resultado valerá para todos os casos de demarcações de territórios indígenas em todo o país.
Este é mais um estímulo à adesão de todos que defendem as causas indígena, ambiental e climática (assista ao convite da chef depois do post de Mark Ruffalo, a seguir).
Assina e divulgue as petições online contra o PL 490, faça pressão sobre os deputados e participe do tuitaço de amanhã (veja como, aqui).
O gov. brasileiro está sendo atacado pelo agronegócio. Há uma guerra contra povos indígenas e as florestas. Nosso planeta está em risco. @LulaOficial seja o herói que seu povo elegeu. Impeça o #PL490 e os planos para esvaziar o Min. dos Povos Indígenas e do Meio Ambiente! https://t.co/KpAvVLzUaD
— Mark Ruffalo (@MarkRuffalo) May 29, 2023
Foto (destaque): Reprodução do Facebook do ator
Leia também:
– 205 milionários e bilionários de 13 países – nenhum do Brasil! – pedem a líderes políticos mundiais para pagar mais impostos. Entre eles, Mark Ruffalo
– Mark Ruffalo chama a atenção da comunidade internacional para o desaparecimento de Dom e Bruno e ‘alerta’ Joe Biden sobre Bolsonaro