Em cada encontro que promovemos com o programa Ser Criança é Natural – para que as crianças brinquem com a natureza em família – temos a oportunidade de presenciar tudo aquilo em que acreditamos: quando as crianças brincam em ambientes naturais – com as plantas, a terra, os bichos, gravetos, pedras… -, junto com outras crianças e adultos, no tempo delas, possibilitam que o próprio fluir da vida crie as brincadeiras.
E sempre contamos com a presença de pessoas muito especiais que registram lindamente esses momentos, como a Fabi Lopes e a Renata Stort. Elas são nossas companheiras oficiais de registros e, com seus olhares atentos e delicados, revelam espontaneidade, encanto, envolvimento. Nas palavras da Renata, é assim: “Registrar estes encontros me ensina sobre o tempo que cada um tem para investigar e explorar a natureza e sobre como o corpo da criança reage ao sentir algo pela primeira vez. É registrando tudo isso que eu aprendo sobre a poesia que existe na relação da criança com o mundo”.
Para Fabi, “registrar esses momentos é um presente. É a inteireza do meu olhar e do meu coração, ali, juntinho da infância. Admirar o simples em sua essência maior. Conecto-me ao que somos, à natureza”.
Com tantas imagens lindas, realizadas de forma espontânea, genuína, ficamos pensando em como organizá-las de maneira que as crianças tenham acesso, possam se identificar e, a partir delas, queiram estar naqueles lugares, naquelas brincadeiras também.
Foi assim que a Ana Carol (uma das autoras deste blog) se juntou com a Isso dá um Livro, editora independente da Dani Militermo e do João Ribeiro (mãe e pai empreendedores) para editar e publicar o livro Em Cantos da Floresta – o primeiro do programa Ser Criança é Natural para crianças de todas as idades.
A narrativa foi construída a partir das imagens captadas nesses encontros, permeadas por textos simples que convidam o leitor a acompanhar esses momentos e as brincadeiras com delicadeza.
Com ele, nosso desejo é que mais crianças percebam o quanto é gostoso brincar com a natureza. Que elas saboreiem o livro, se inspirem e queiram sair mais, ficar ao ar livre e “do lado de fora” para brincar.
Quem já leu o livro, se encantou. As crianças da Turma da Castanheira fizeram uma leitura coletiva junto com a Professora Silmara Crozeta (rede municipal educação de Curitiba) e contaram pra gente que o livro é mágico e as fotos parecem vivas. “Dá vontade de entrar no livro para brincar. Um livro assim e muito importante e especial para todas as crianças”. Agora, eles querem um livro assim, mas com as brincadeiras deles!
Em Cantos da Floresta está à venda no site Ser Criança é Natural.
Foto: Renata Stort