PUBLICIDADE

‘Unboxing’ natural: um convite para explorar as “embalagens” mais incríveis do planeta, que estão na natureza e guardam sementes

‘Unboxing’ é um tipo de vídeo que começou a ser produzido há, pelo menos, sete anos, e virou “febre” no YouTube. Em apenas um ano – entre 2015 e 2016 -, cresceram 975%. Estão entre os mais assistidos no Youtube.

A ideia é se filmar abrindo uma caixa, pela primeira vez, e compartilhar a experiência com o espectador. Os criadores desse tipo de conteúdo são cuidadosos e compartilham tudo o que vem na caixa, aproximam a câmera mostrando detalhes como design e material e também revelam suas emoções.

Primeiro, esse ‘formato’ conquistou jovens e adultos, mas rapidamente os youtubers mirins descobriram a “brincadeira” e começaram a desembalar produtos também. Hoje, dos 100 canais mais assistidos no Brasil, mais da metade tem crianças como público-alvo.

PUBLICIDADE

Atenta às tendências digitais, fiquei matutando, aqui, em como poderia aproveitar essa ideia no Instagram do programa Ser Criança é Natural, que eu dirijo e dá nome a este blog. Não nos interessa abrir caixas e mostrar produtos! Seria um contra-senso também devido à pegada ambiental que provocaria.

Então, de que unboxing eu poderia falar? Que embalagem seria viável? E que produtos poderia mostrar e desvendar, levando em conta o principal tema de nosso trabalho: a natureza?

O fruto do jequitibá, pra começar

Cheguei a uma ideia muito legal: um unboxing natural com elementos da natureza. Explico: fui em busca de frutos – mais fáceis de encontrar do que você pode imaginar -, que são embalagens incríveis e guardam sementes.

Minha estreia foi com o fruto do jequitibá e o vídeo ficou lindo! Mostro a seguir, mas antes quero saber: você já viu o fruto dessa árvore exuberante, conhecida como a gigante da Mata Atlântica? Seus frutos são lenhosos e lembram um pequeno copo comprido com uma espécie de tampa, que se desprende quando o fruto está maduro.

Por isso, na maioria das vezes, não o encontramos inteiro pelo caminho, mas apenas uma parte com a qual os indígenas fazem cachimbos. No lendário popular, o cachimbo do Saci Pererê é feito com o fruto do Jequitibá, veja só! Mas para produzir um unboxing bacana, é preciso encontrá-lo inteiro.

Ter o fruto completo nas mãos e abri-lo aos poucos, desmontando cada parte e revelando os detalhes, os encaixes, as formas e suas delicadezas, deixa qualquer espectador cheio de curiosidade para assistir até o fim.

Dentro do fruto tem sementes aladas, prontas para se dispersarem no vento. Dã pra imaginar que dentro de um fruto cabe uma árvore que pode chegar a 50 metros?

Até o momento, o vídeo tem mais de 379 mil visualizações! É o nosso campeão de acessos, o que confirma o sucesso que as pesquisas apontam para o formato de unboxing, mas, também – claro! – para o interesse das pessoas pelos mistérios da natureza. Veja como ficou:

Inspiração e desafio

Foi por causa deste vídeo que a Neila Giacomeli e seu filho Bernardo descobriram que o fruto que sempre encontravam em suas caminhadas perto de casa era um jequitibá. No entanto, perceberam que nunca haviam visto um inteiro. E isso tornou-se um desafio para ambos.

Depois de muito procurar, um dia, finalmente, eles encontraram e Bernardo vibrou! Juntos, mãe e filho resolveram produzir um unboxing para apresentá-lo a seus seguidores no Instagram. Depois, plantaram as sementes para que mais jequitibás possam encantar outras pessoas, por aí. Veja que beleza ficou a produção deles:

Abrir menos caixas e mais frutos

Muito bacana descobrir o fruto do jequitibá, né? Mas fico aqui pensando: o que será que queremos, de fato, ao assistir a um unboxing? Ver os produtos/frutos sendo abertos, o processo, ou a nossa curiosidade é por desvendar o inédito?

Os unboxings feitos pelos youtubers mirins despertam desejo pelo consumo. Já o unboxing de um fruto convidou Bernardo a conhecer e explorar a natureza perto da qual ele vive.

Um dos pressupostos do nosso programa é usar as telas para tirar as pessoas da frente delas. Filmar essa experiência e publicá-la numa rede social, então, é um convite para que você conheça a natureza que existe ao seu redor.

Que frutos estão nascendo perto de você? Você conhece os formatos de sementes das árvores da sua rua? Encontre por aí esses pacotes da natureza e abra, explore, investigue! A curiosidade é o que nos move a conhecer o mundo. Que ela possa ser vivida por todos: adultos e crianças.

É com essa curiosidade, nessa pesquisa com e na natureza, que nutrimos nosso repertório criativo! A natureza tem as melhores embalagens para armazenar, cuidar e perpetuar suas próximas gerações.

É por isso que sempre reafirmamos: brincar com e na natureza é importante para nutrir o interesse das crianças pelo mundo. Por isso, possibilitem que elas abram menos caixas e muito mais frutos!

O fruto incomum do plátano

Por aqui, continuamos atrás de mais e mais elementos da natureza para entrar na nossa lista de unboxing natural. E convido você e as crianças com as quais convive – filhos, sobrinhos, netos, alunos… – para que saiam por aí, pelos parques, praças ou ruas cheias de árvores e encontrem as “caixas naturais” mais interessantes para apresentá-las em unboxings divertidos.

Se tiver sugestões, escreva ou marque o Ser Criança é Natural em seus posts no Instagram para que a gente possa curtir e compartilhar.

Como mais uma fonte de inspiração para essa jornada, apresento um unboxing diferente que produzi logo depois do jequitibá desta vez com o fruto do plátano, uma árvore bastante frondosa, cuja folha ilustra a bandeira do Canadá. Seu fruto é incomum: ele se desmancha entre os dedos e a gente descobre que há diversas sementes aladas. É lindo demais! Se encante.

Fotos e vídeos: Ana Carol Thmé/Ser Criança é Natural

Edição: Mônica Nunes

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE