O Brasil é um país tão grande e rico em tradições e cultura que mesmo nós, brasileiros, muitas vezes não temos a chance de conhecer tudo o que o nosso povo tem a oferecer. Mas agora uma obra online nos dá a oportunidade de saber mais sobre a história de mulheres empreendedoras da costa amazônica do Pará e ainda, apreciar as delícias que elas preparam em suas cozinhas. O livro “Cozinha da Maré apresenta 24 pratos e bebidas típicos da região.
O e-book, que faz parte da campanha “Mães do Mangue“, pode ser baixado gratuitamente. Ele apresenta receitas diversas que têm, entre seus principais ingredientes caranguejo, sarnambi, ostra e outros mariscos. Para produzir a obra, foram visitadas doze reservas extrativistas do Pará. Além de compartilhar os segredos de suas iguarias, as marisqueiras contaram mais sobre seu dia-a-dia.
“Eu nasci aqui, nasci nessa vida de tirar caranguejo, de ir para maré. Acho que o conhecimento que a gente tem veio dos índios que viviam aqui”, acredita Angelina Rodrigues, uma das personagens do livro.
“Eu aprendi acompanhando a minha mãe. Eu sustento minha família na mariscagem e para mim é como se fosse uma terapia, ficar aqui na maré, pensando na vida”, revela Maria Brito, outra marisqueira também entrevistada para o e-book.
24 pratos e bebidas típicos dos mangues do Pará:
que tal tentar uma das receitas na sua casa?
O projeto “Mães do Mangue” produziu ainda quatro mini-documentários, como o que você assiste ao final deste texto, e que são divididos nas seguintes temáticas: proteção ambiental, relações de gênero, construções identitárias e culturais e a conexão ancestral com os mangues.
A costa amazônica do Pará é a maior área contínua de manguezais do planeta. E as mulheres que vivem e trabalham ali são consideradas “guardiãs desse ecossistema”.
Algumas das protagonistas do livro “Cozinha da Maré”
Idealizada pelas organizações Rare, Purpose, Associações dos Usuários das Reservas Extrativistas Marinhas e Costeiras (AUREMs), com o apoio de outras entidades locais, a campanha “Mães do Mangue” tem como objetivo inspirar e engajar comunidades na defesa e proteção dos mangues, a partir do protagonismo das mulheres e famílias que vivem em reservas extrativistas.
Para baixar gratuitamente o livro “Cozinha da Maré”, acesse este link e se delicie com as receitas das “guardiãs dos mangues”!
Leia também:
Berçários da vida marinha e protetores das regiões costeiras, os manguezais precisam da nossa proteção
‘Tem Floresta na Mesa’: chef Thiago Castanho dá receitas com ingredientes especiais – e inusitados – em campanha pela floresta
Livro ‘Ecochefs: parceiros do agricultor’ ganha Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa
Fotos: divulgação