Livro ‘Ecochefs: parceiros do agricultor’ ganha Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa

Livro 'Ecochefs: parceiros do agricultor' ganha Prêmio Jabuti na categoria  Economia Criativa

Campo e cidade, reconectados através da gastronomia. Nas últimas décadas, mais e mais chefs têm buscado nas cidades do interior, nas lavouras de pequenos produtores e agricultores familiares, os ingredientes e a essência de seus pratos. Ao falar sobre esta nova realidade e o trabalho feito pelo Instituto Maniva, o livro “Ecochefs: parceiros do agricultor” conquistou o 62o Prêmio Jabuti, na categoria Ensaios – Economia Criativa.

A obra, publicada pela Editora Senac Rio, em 2019, mostra a parceria entre grandes cozinheiros brasileiros com pequenos agricultores, que adotam práticas agroecológicas para cultivar seus alimentos.

Ana Pedrosa, Ciça Roxo, Claude Troisgros, Flavia Quaresma, Frédéric De Maeyer, Marcelo Scofano, Rafa Costa E Silva e Teresa Corção são alguns dos 12 chefs retratados no livro e que fazem parte atualmente do Instituto Maniva, fundado em 2007.

Organização sem fins lucrativos, a entidade tem como objetivo principal promover a alimentação saudável e a biodiversidade brasileira, através da valorização de produtores locais.

“Ecochefs: parceiros do agricultor” tem texto de Constance Escobar. “Mais que um caderno de receitas, esta obra diz respeito à relevância da interlocução entre cozinheiros e produtores e serve de ponte para que se redimensionem seus papéis no âmbito dos respectivos ofícios”, afirma.

Livro 'Ecochefs: parceiros do agricultor' ganha Prêmio Jabuti na categoria  Economia Criativa

Nas 216 páginas do livro, há entrevistas entre os ecochefs e os agricultores e receitas de dar água na boca, criadas entre a terra e a cozinha.

Livro 'Ecochefs: parceiros do agricultor' ganha Prêmio Jabuti na categoria  Economia Criativa

Uma das receitas que fazem parte do livro

O Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil e, desde 1958, celebra autores, editores, ilustradores e gráficos do país. Nesta edição, as premiações foram distribuídas em 20 categorias, divididas entres os eixos Literatura, Ensaios, Livro e Inovação.

Leia também:
O que as mudanças climáticas e os cogumelos dos índios Yanomami têm em comum? Um Prêmio Jabuti!
Livro gratuito e online dá dicas de receitas vegetarianas e veganas fáceis, saborosas e nutritivas para fazer na quarentena
Iniciativas aproximam agricultor familiar e consumidor e garantem segurança e acesso a alimentos saudáveis

Fotos: divulgação/Bel Corção e Rodrigo Azevedo

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta