PUBLICIDADE

Australiano tem encontro emocionante com jubarte de cabeça para baixo junto com filhote

Australiano tem encontro com jubarte de cabeça para baixo junto com filhote

Brodie Moss mal conseguia conter sua emoção. Dentro de um caiaque de acrílico, o australiano não acreditava no encontro surpreendente: se deparou a poucos metros com uma imensa baleia jubarte, de cabeça pra baixo, com a cauda para cima, e ainda por cima, junto a um filhote.

Celebridade em seu país, com milhões de seguidores, Moss divulga vídeos em seus canais YBS Youngbloods nas redes sociais, com aventuras no oceano, mostrando animais incríveis.

Nesse vídeo, o mais recente, durante vários minutos a baleia fica imóvel, apenas com sua cauda para fora d’água. Imagens obtidas com um drone usado por sua equipe revelam que o corpo da jubarte está todo na vertical e o filhote nada em volta dela.

Com outra câmera subaquática, Moss filma então a cena abaixo da água. O filhote fica ao lado do corpo gigantesco do que é provavelmente sua mãe.

Um estudo publicado por pesquisadores brasileiros em 2003 relata comportamento igual de jubartes (Megaptera novaeangliae) em Abrolhos, berçário da espécie no Atlântico Sul.

Segundo o levantamento feito pelos cientistas na costa brasileira, baleias podem ficar nessa posição por poucos segundos a até pouco mais de 10 minutos, geralmente em grupos compostos por um único adulto. Todavia, uma vez registrou-se uma jubarte de cabeça para baixo durante 10 horas.

Apesar desse comportamento já ter sido documentado várias vezes, biólogos ainda não sabem exatamente a razão dele. Alguns especialistas suspeitam, entretanto, que ele pode estar relacionado com um momento de descanso.

Outra hipótese levantada pelo artigo dos pesquisadores do Brasil é que seria uma forma da baleia regular sua temperatura, já que sua cauda é bastante vascularizada.

O que se sabe com certeza é que há poucos espetáculos iguais a esse! Só no seu perfil no TikTok, o vídeo impressionante já teve até este momento quase 40 milhões de visualizações.

*Com informações do site Science Alert

Leia também:
No mesmo dia, baleias jubarte, franca e bryde são avistadas com filhotes no litoral norte de São Paulo
O salto da baleia jubarte
Biólogos registram, com drone, os momentos após o nascimento de um filhote de baleia jubarte

Foto de abertura: reprodução vídeo Brodie Moss/YBS Youngbloods

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE