Valerie Jane Morris-Goodall ou simplesmente, Jane Goodall não precisa de apresentações. Por onde anda, essa carismática e sorridente senhora, de fala pausada, que neste 4 de abril de 2024 completa 90 anos, arrasta multidões, admiradores de seu trabalho e ativismo, ansiosos por tirar uma foto ao seu lado ou ouvir suas sábias palavras.
Devido a suas pesquisas na África, a primatologista, etóloga e antropóloga britânica se tornou uma das maiores especialistas no mundo em chimpanzés, mas também, uma das mais importantes vozes quando o assunto é a proteção dos animais e a conservação do meio ambiente. Quando Jane fala, todos se calam.
“Passei minha vida trabalhando com e para os animais. Nasci amando-os e querendo aprender sobre eles”, diz.
A curiosidade começou bem cedo. Ainda criança, a curiosidade sobre o mundo animal já era imensa. Ela lembra de quando trouxe para dentro de casa minhocas para conseguir observá-las melhor ou das horas que passava no galinheiro tentando entender como os ovos surgiam.
Mas foi aos 26 anos, que Jane deu o grande passo rumo à sua jornada em prol da conservação. Munida de binóculos e um caderno de anotações, ela deixou a Inglaterra e viajou para a Tanzânia, onde ficou meses observando o comportamento dos chimpanzés e criando um vínculo com eles que marcaria para sempre sua vida.
Desde então, além do trabalho em seu Jane Goodall Institute, a ativista e Embaixadora das Nações Unidas pela Paz percorre o mundo dando palestras e fazendo alertas sobre a crise climática e a extinção em massa da fauna e da flora do planeta. Em 1991, ela também fundou o Jane Goodall Institute’s Roots & Shoots, um programa para inspirar jovens a serem agentes de mudanças em suas comunidades. Atualmente o projeto está presente em 65 países.
Jane, ainda menina, abraçada a um filhotinho de beagle
Foto: cortesia da Família Goodall
Aposentadoria?! Nem pensar!
No final do ano passado, Jane visitou a Amazônia brasileira e encontrou lideranças indígenas locais. Na ocasião, ressaltou mais uma vez sua paixão pelos animais.
“Eu saí do útero de minha mãe amando os animais. Tinha dez anos quando juntei dinheiro e comprei um livro usado do Tarzan. Foi quando decidi que iria trabalhar com animais e morar na África. Aprendi que os chimpanzés podem ser amorosos e, infelizmente, assim como nós, ter um lado obscuro e criar inimigos. É muito triste que estejamos destruindo florestas, rios e manguezais e vendo as pessoas pensando apenas em dinheiro”.
A primatologista estava no Brasil participando de gravações de um documentário sobre a proteção da Amazônia e a resistência dos povos indígenas, que está sendo produzido pelo cineasta Richard Ladkani. Mas na sua agenda no país Jane incluiu ainda uma parada em Brasília para encontrar a ministra do Meio Ambiente e do Clima, Marina Silva, e conversar com os funcionários do Ibama, e São Paulo, onde conheceu diversas pessoas que trabalham com a causa ambiental.
Todavia, aos 90 anos, fica a pergunta: não estaria na hora de se aposentar? Questionada sobre isso, ela faz uma careta engraçada (assista ao vídeo mais abaixo) e conta que continua viajando mais de 300 dias por ano para fazer seu trabalho.
“Eu sou uma pessoa obstinada. Continuarei a lutar por aquilo que acredito que podemos fazer”, diz ela.
#GoodAllDay: inspirando atos de bondade e gentileza
Nesta data tão especial, os 90 anos de uma mulher tão inspiradora, foram organizadas várias celebrações no mundo inteiro. No final de semana, Jane já iniciou as comemorações, quando esteve na praia de Carmel, na Califórnia, e foi recebida por 90 cães – que segundo ela – para surpresa geral! – são seus animais preferidos.
Enquanto estava na cidade, Jane Goodall deu uma entrevista exclusiva ao jornalista Rhett Ayers Butler, fundador e CEO do site Mongabay, do qual ela faz parte do conselho desde 2014 (leia aqui, em inglês).
Durante esta quarta-feira, a ativista participará de alguns eventos, contudo, ela lançou a campanha #GoodAllDay, que convida as pessoas a postarem, nas redes sociais, usando essa hashtag, atos de bondade e gentileza que os internautas fizeram, sejam eles pequenos ou grandes.
Abaixo o vídeo produzido pela organização Mercy for Animals em homenagem aos 90 anos de Jane Goodall. O filme de cerca de quatro minutos apresenta várias celebridades recitando suas frases inspiradoras:
————————————————————-
Agora, o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Se você quiser se inscrever para receber nossas notícias, acesse esse link, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
“Que nosso presente para a natureza seja proteger as flores para que forneçam néctar para as abelhas”, diz Jane Goodall
Jane Goodall se une a campanha pelo plantio de um trilhão de árvores até 2030
Jane Goodall recebe o Templeton Prize, prêmio internacional por trabalho que alia ciência e espiritualidade
“Precisamos ter mais compaixão e respeito pelos animais e por seus habitats para criar um futuro melhor”, alerta Jane Goodall
Foto de abertura: Vincent Calmel