PUBLICIDADE

“Que nosso presente para a natureza seja proteger as flores para que forneçam néctar para as abelhas”, diz Jane Goodall neste Dia dos Namorados

"Que nosso presente para a natureza seja proteger as flores para que forneçam néctar para as abelhas", diz Jane Goodall neste Valentine's Day

Em muitos países, sobretudo nos Estados Unidos, em 14 de fevereiro é celebrado o Valentine’s Day, o Dia de São Valentim. Acredita-se que, no século III, o sacerdote italiano defendia o direito dos soldados do Império Romano de se casarem. Contra as ordens do imperador Claudio II, ele teria realizado o matrimônio de muitos casais, mas descoberto, foi levado à prisão. Encarcerado, ele teria se apaixonado por uma mulher e numa de suas cartas, teria assinado como “Seu Valentim”.

Séculos depois, a data é comemorada não apenas por casais enamorados, mas também, por aqueles que desejam declarar seu amor a entes queridos, sejam familiares, amigos ou colegas de trabalho.

Assim como no Dia dos Namorados no Brasil, o presente mais tradicional no Valentine’s Day, são flores. Lojas, supermercados e floriculturas faturam alto com a venda de buquês e arranjos.

Com isso em mente, Jane Goodall resolveu compartilhar uma mensagem especial para esse Dia de São Valentim. Nela, ela pede que as pessoas deixem de comprar flores e usem o dinheiro para apoiar uma organização ambiental.

Como sempre, a primatologista e antropóloga britânica, de 88 anos, uma das mais respeitadas profissionais do mundo em conservação, falou com muita sabedoria e delicadeza.

Abaixo sua mensagem traduzida para o português:

“Tenho certeza de que alguns de vocês conhecem a sensação de imaginar, esperar, que neste dia especial você receba um presente ou um cartão de alguém de quem gosta. É um dia para pensar naqueles que você ama. E acho que todos nós amamos a natureza.

Como todos sabem, nosso mundo está com problemas ambientais. Estamos a pilhar os recursos naturais finitos do nosso belo planeta de uma forma que não é sustentável e estamos a poluir o ar, a terra e a água. Estamos destruindo florestas e outros ecossistemas, o que é um dos principais motivos do alarmante índice de extinção de espécies vegetais e animais.

Por que estou lembrando de tudo isso neste dia especial? Porque o mundo natural espera desesperadamente um presente de Valentine’s Day de cada um de nós.

Um presente tradicional para um ente querido são as flores. Mas que nosso presente para a natureza seja proteger suas flores para que possam fornecer néctar para as abelhas e outros polinizadores. Vamos dar de presente à natureza uma árvore nativa plantada; um animal resgatado. Neste dia, faça escolhas éticas no que você compra, come e veste.

Vamos fazer uma doação no Dia dos Namorados para uma organização de nossa escolha que esteja trabalhando para proteger a natureza ou que esteja trabalhando para ajudar os animais…

Vamos tornar este Dia dos Namorados verdadeiramente especial, mostrando o quanto amamos e apreciamos o mundo natural, do qual fazemos parte e do qual dependemos para nossa própria existência. E, claro, demonstre o quanto você ama aquela pessoa especial, ou pessoas especiais, em sua vida.

Feliz Dia dos namorados!”

Leia também:
Jane Goodall se une a campanha pelo plantio de um trilhão de árvores até 2030
Jane Goodall recebe o Templeton Prize, prêmio internacional por trabalho que alia ciência e espiritualidade
“A Covid-19 e a crise climática são terríveis manifestações da falta de compreensão e respeito pelo mundo natural”, diz Jane Goodall
“Precisamos ter mais compaixão e respeito pelos animais e por seus habitats para criar um futuro melhor”, alerta Jane Goodall

Foto de abertura: Jane Goodall Institute/@Vincent-Calmel

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE