PUBLICIDADE

“Alimentos são usados como arma de guerra”, diz ONG que teve sete membros mortos em Gaza

"Alimentos são usados como arma de guerra", diz ONG que teve sete membros mortos em Gaza

Sete membros da organização World Central Kitchen (WCK) foram mortos na segunda-feira (01/04) por ataques aéreos de Israel na Faixa de Gaza. A equipe estava em uma zona sem conflitos em dois carros blindados com o logo da entidade. As vítimas são cidadãos da Austrália, Polônia, Reino Unido, Estados Unidos/e Canadá e Palestina.

“Este não é apenas um ataque contra a WCK, é um ataque a organizações humanitárias que ajudam nas situações mais terríveis em que os alimentos são usados como arma de guerra. Isso é imperdoável”, afirmou Erin Gore, CEO da organização.

Criada pelo renomado chef José Andrés, a World Central Kitchen é uma organização humanitária, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo amparar populações afetadas por desastres naturais e em zonas de conflitos.

“É uma tragédia. Trabalhadores de organizações humanitárias e civis nunca deveriam ser um alvo. Nunca”, lamentou Andrés.

PUBLICIDADE

A ONG já atuou em inúmeros países, mas nunca antes teve seus membros mortos. Há mais de cinco meses os colaboradores da WCK estavam em Gaza, fornecendo alimentos para milhões de palestinos, famintos pela guerra. Segundo dados da ONG, foram mais de 42 milhões de refeições servidas. Mas agora as operações serão interrompidas.

“Estou com o coração partido e chocada porque nós – a World Central Kitchen e o mundo – perdemos lindas vidas hoje por causa de um ataque direcionado das Forças Armadas de Israel. O amor que tinham por alimentar as pessoas, a determinação que possuíam para mostrar que a humanidade se eleva acima de tudo e o impacto que causaram em inúmeras vidas serão para sempre lembrados e apreciados”, disse Erin.

As fotos e os nomes das sete vítimas mortas pelo ataque de drone de Israel em Gaza
Foto: divulgação World Central Kitchen

Apesar de as Forças Armadas de Israel terem declarado que irão realizar “um exame aprofundado nos mais altos níveis para compreender as circunstâncias deste trágico incidente”, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, falou que o ataque é um casualidade.

“Infelizmente, ontem houve um caso trágico em que as nossas forças atingiram involuntariamente pessoas inocentes na Faixa de Gaza. Acontece em guerras, e estamos verificando até o fim, estamos em contato com os governos, e tudo faremos para que isso não aconteça novamente”.

O governo de Israel pediu desculpas pelas mortes. O lamentável é que nenhum comentários foi feito sobre as milhares de vítimas civis, sobretudo mulheres, crianças e idosos mortos desde que a guerra começou em outubro do ano passado, após o ataque do grupo terrorista Hamas, que matou 1.200 pessoas e sequestrou outras 240.

Até este momento, já morreram 32.845 palestinos, entre eles, 15 mil crianças, segundo dados da Palestine Red Crescent Society, Israeli Medical Services e Palestinian Health Ministry.

De acordo com as Nações Unidas, 196 pessoas que trabalhavam com ajuda humanitária perderam a vida durante os bombardeios de Israel a Gaza.

*Texto atualizado em 03/04/24 para incluir a foto dos funcionários mortos da WCK

————————————–

Agora, o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Se você quiser se inscrever para receber nossas notícias, acesse esse link, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
World Central Kitchen, criada pelo chef espanhol José Andrés, está na fronteira da Ucrânia com a Polônia, distribuindo refeições para refugiados
José Andrés, um dos chefs mais famosos do mundo, está nas Bahamas cozinhando para vítimas do furacão Dorian
Influenciador palestino de gastronomia mostra ‘quitutes’ que cozinha para crianças em Gaza com alimentos das caixas de ajuda humanitária
“Gaza está se tornando um cemitério para crianças”, diz secretário-geral da ONU

Foto: reprodução Facebook World Central Kitchen

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor