Há poucos dias a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, reafirmou a promessa de nadar no rio Sena para provar que ele está despoluído e assim, garantir que os atletas das provas de triatlo e da maratona de natação poderão usá-lo durante os Jogos Olímpicos, que começam no próximo dia 26 de julho na capital da França.
Mas antes de Hidalgo entrar nas águas do Sena em 17 de julho – a data programada para tal -, neste sábado (13/07) a ministra dos Esportes, Amelie Oudea-Castera, se adiantou e deu um mergulho e nadou alguns metros no rio.
Paramentada com um traje de natação, Amelie estava acompanhada do campeão paraolímpico de triatlo, Alexis Hanquinquan. “Promessa cumprida”, celebrou ela após o mergulho, em suas redes sociais.
No ano passado, o governo da França, a prefeitura de Paris e o Comitê Olímpico Internacional anunciaram que a cerimônia de abertura das Olimpíadas 2024 seria ao longo do Sena, que voltaria a receber nadadores e banhistas, graças a um investimento de € 1,4 bilhão para a recuperação e despoluição do rio.
Todavia, desde o anúncio da notícia, vários eventos de natação precisaram ser cancelados por causa da má qualidade da água. Surgiu um temor então que as competições durante os Jogos Olímpicos precisariam ser feitas em outros locais.
Além das duas provas, a abertura das Olímpiadas também está planejada para acontecer no Sena, algo inédito nas história do evento.
A expectativa é que cerca de 600 mil pessoas possam acompanhar ao vivo a cerimônia e a apresentação das delegações, com aproximadamente 10 mil atletas, que estarão a bordo de 162 embarcações e desfilarão por 6 km do Sena, entre a Pont d’Austerlitz e Trocadero.
Isso tudo, ressaltam os organizadores, se as condições climáticas permitirem.
Abaixo o vídeo divulgado por Amelie mostrando seu mergulho no Sena:
Promesse tenue ! ????
Avec @AHanquinquant, notre champion paralympique de triathlon, qui fêtait son rôle de porte-drapeau à Paris 2024 ! ???????? pic.twitter.com/SsJYaWwhSS
— Amélie Oudéa-Castéra (@AOC1978) July 13, 2024
————————
Acompanhe o Conexão Planeta também em nosso canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Paris começa 2022 com lei que obriga bares, restaurantes e espaços públicos a oferecer água potável e gratuita
Paris ganha edifício com fachada verde, que propõe um novo pacto entre cidade, natureza e saúde
Paris apresenta planos para proibir circulação de carros em centro histórico
Avenida mais famosa de Paris vai ficar mais verde: com mais árvores e espaço para pedestres, e menos carros
Imagem de abertura: divulgação Ministério dos Esportes da França