PUBLICIDADE

Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris será ao longo do Sena, que despoluído, voltará a receber nadadores e banhistas

Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris será ao longo do Sena, que despoluído voltará a receber nadadores e banhistas

*Atualizado em 25/08/23
Desde o anúncio sobre as futuras piscinas no rio Sena, três eventos de natação que seriam realizados em suas águas precisaram ser cancelados por causa da poluição. Há temor que os planos de realização de competições durante os Jogos Olímpicos esteja comprometido.
Segue abaixo a reportagem original.

————————————————————————————————

Em algo inédito na história dos Jogos Olímpicos, a próxima anfitriã do evento, Paris, anunciou que a grande abertura da competição em 2024 será realizada ao longo de um dos principais símbolos da capital francesa, o rio Sena. Nunca antes essa festa foi feita ao ar livre, ela é sempre celebrada dentro de um estádio.

A expectativa é que cerca de 600 mil pessoas possam acompanhar ao vivo a abertura e a apresentação das delegações, com aproximadamente 10 mil atletas, que estarão a bordo de 162 embarcações e desfilarão por 6 km do Sena, entre a Pont d’Austerlitz e Trocadero. Na semana passada, quando a tocha olímpica foi apresentada ao público pela primeira vez, já deu para se ter uma ideia do que se pode esperar para julho do ano que vem.

“O Sena representará a pista do estádio e os cais as arquibancadas dos espectadores”, disse Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris.

“Organizar a Cerimônia de Abertura ao longo do Sena, o rio emblemático no coração da cidade, alinha-se perfeitamente com a ambição de Paris 2024 de reinventar o modelo dos Jogos, abrindo a participação ao maior número de pessoas possível”, afirmou Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional.

Mas não é só. Graças a um investimento de €1,4 bilhão para a recuperação e despoluição do Sena, várias competições acontecerão no rio, como o triathlon e a maratona de natação.

E como legado para os parisienses, em 2025, três piscinas naturais públicas serão abertas em áreas do Sena.

“Quando as pessoas virem atletas nadando no Sena sem problemas de saúde, elas se sentirão confiantes para começar a voltar ao rio”, prevê Pierre Rabadan, vice-prefeito de Paris encarregado das Olimpíadas. “É a nossa contribuição para o futuro”.

Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris será ao longo do Sena, que despoluído voltará a receber nadadores e banhistas

A expectativa para a festa de abertura dos Jogos Olímpicos 2024
(Imagem: divulgação COI)

Assim como outras grandes cidades do mundo, durante décadas Paris deu as costas ao seu principal curso d’água. Na década de 20 proibiu-se o banho nele. Em 1960, o Sena foi considerado biologicamente morto.

Todavia, desde o ano 2000 a política na União Europeia é bastante rígida com relação à limpeza de rios. Isso acelerou o processo de despoluição em vários deles.

Em Paris foi instalado um sistema sofisticado de escoamento que quando há muita chuva impede que possíveis resíduos de esgotos residenciais acabem no Sena.

Atualmente mais de 30 espécies de peixes, moluscos e até, lagostins, podem ser encontrados no mais famoso rio francês. Como dizem os locais, “Très bien!”

*Com informações adicionais da BBC International

Leia também:
Paris começa 2022 com lei que obriga bares, restaurantes e espaços públicos a oferecer água potável e gratuita
Paris ganha edifício com fachada verde, que propõe um novo pacto entre cidade, natureza e saúde
Paris apresenta planos para proibir circulação de carros em centro histórico
Avenida mais famosa de Paris vai ficar mais verde: com mais árvores e espaço para pedestres, e menos carros

Imagem de abertura: divulgação COI

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE