É simplesmente inacreditável, mas com diversas vacinas já aprovadas e disponíveis no mundo inteiro, uma porcentagem grande de pessoas decidiu não se proteger contra a covid. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos pacientes hospitalizados com casos graves da doença não foram imunizados contra o novo coronavírus.
Neste momento, há uma explosão global de novas infecções da covid por causa da variante ômicron, muito mais contagiosa. Apesar de inicialmente os cientistas acreditarem que ela é mais branda, provocando sintomas mais leves, assim como a delta, ela pode ser letal para os não vacinados e também, aqueles mais vulneráveis: os idosos e pessoas que possuem outros problemas de saúde. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, alertou sobre o risco de um “tsunami de casos”. “A ômicron pode parecer menos severa, mas não pode ser considerada leve”, ressaltou.
Hoje registrou-se a marca impressionante de 300 milhões de contaminados pelo coronavírus desde o começo da pandemia. E pelo quarto dia seguido, foram contabilizados mais de 2,5 milhões de novos casos diários. Os Estados Unidos são o atual epicentro da doença, mas no Brasil a ômicron já começou a dar mostra de sua força também. Na maior parte das cidades brasileiras há filas enormes de gente querendo fazer testes.
A principal recomendação dos especialistas continua sendo a mesma: vacina, vacina, vacina! Se você ainda não tomou a segunda dose ou já pode tomar o reforço, não perca tempo. Procure já o posto de saúde mais próximo de sua casa.
A boa notícia é que apesar do número assustador de novos infectados, a taxa de mortes vem caindo no mundo inteiro. A média está abaixo de 6 mil por dia pela 1ª vez desde outubro de 2020.
Lembramos mais uma vez, que se vacinar é um ato coletivo e não individual. Só juntos, IMUNIZADOS, com todas as doses necessárias, é que conseguiremos virar a página e dar um fim na pandemia.
Leia também:
Para proteger demais passageiros, mulher que testou positivo para covid durante voo se isola durante 5 horas em banheiro de avião
Brasileiro que detectou a ômicron na África do Sul está na lista da Nature daqueles que fizeram a diferença na ciência em 2021
Cientistas envolvidos no desenvolvimento das vacinas contra a covid são escolhidos “Heróis do Ano” pela revista Time
Verdades e mitos sobre as vacinas contra a COVID-19
Artistas, políticos e atletas que são exemplo (ou não) na conscientização sobre a importância da vacina para acabar com a pandemia
Foto: @rawpixel
Somos o resultado das próprias ações, omissões, falácias, irresponsabilidade coletiva e inacreditáveis negacionismos governamentais, não poderia ser de outro modo. Colhemos o que plantamos, nem mais nem menos, exatamente isso, utilizando o nosso livre arbítrio. Rezar, agora, parece tarde.