O intuito da postagem da peixaria na cidade de Rikuzentakata, na província de Iwate, no Japão, era mostrar como os produtos vendidos ali eram frescos, mas a imagem chocante de um caranguejo tentando escapar da embalagem provocou indignação e revolta entre os internautas.
O vídeo divulgado há poucos dias em dois perfis da peixaria nas redes sociais mostra o caranguejo cortando o plástico com as garras e rompendo a embalagem na parte da cima. A imagem então se move para o lado e um outro animal tenta fazer o mesmo, mas parece estar sufocado, morrendo aos poucos. Quando ele finalmente consegue colocar parte do corpo para fora, a cena é cortada (assista ao vídeo completo mais abaixo).
A legenda que acompanha o vídeo diz: “O caranguejo peludo também está vivo e bem hoje”. Até este momento na plataforma X (ex-Twitter), o post já tem 18 milhões de visualizações.
Cientistas afirmam que cefalópodes e decápodes, como os caranguejos, possuem um complexo sistema nervoso, o que os faz muito inteligentes e inclusive, serem considerados seres sencientes, ou seja, que apresentam alguns tipos de sentimentos, como dor, tristeza ou alegria.
Inclusive, em 2021, caranguejos, lagostas e polvos foram reconhecidos oficialmente pelo governo do Reino Unido como sencientes, após a análise por pesquisadores de mais de 300 estudos científicos. Como resultado do estudo, houve a recomendação de que os seguintes métodos de abate fossem proibidos: fervura ou qualquer forma de desmembramento com o animal ainda vivo e também, imersão em água doce (choque osmótico).
Anos antes, em 2018, a Suíça tinha proibido o cozimento de lagostas vivas. Naquele ano, o governo determinou que elas deveriam ser mortas, de maneira rápida, antes de serem colocadas na água fervente. A decisão fazia parte de uma mudança na legislação sobre a proteção animal para evitar o sofrimento e a crueldade.
Parece que o Japão ainda está anos luz de ter uma legislação que se preocupe com os animais.
本日も毛蟹生き良しです???? pic.twitter.com/psKBzKA4oL
— 荒木鮮魚店 (@VOadiSZgkzlDpxv) December 2, 2023
Leia também:
Vídeo chocante com peixe vivo em prato asiático provoca indignação em internautas
Quase um milhão de pessoas assinam petição contra primeira fazenda do mundo de polvos: animais serão congelados vivos
Caranguejo invade pista do Aeroporto de Vitória, no ES, e impede pouso de avião: a espécie está em período reprodutivo
Foto de abertura: reprodução vídeo