PUBLICIDADE

Tailândia repatriará para Madagascar quase mil lêmures e tartarugas, apreendidos com traficantes

Tailândia repatriará para Madagascar quase mil lêmures e tartarugas, apreendidos com traficantes

O governo da Tailândia apreendeu em maio 1.117 lêmures e tartarugas, a grande maioria deles ainda viva, mas alguns mortos, no que as autoridades locais consideraram a maior operação contra o tráfico de animais silvestres já realizada no país, como contamos nesta outra reportagem. Seis pessoas foram presas e podem pegar até 15 anos de prisão pelo crime, na ação realizada na província de Chonburi.

A Tailândia é um dos principais corredores utilizados por criminosos para enviar animais para os mercados asiáticos da China, Vietnã e Taiwan, onde eles são vendidos por altos valores, seja para colecionadores, lojas de bichos de estimação ou ainda, zoológicos ou locais de atrações turísticas. Segundo a Wildlife Justice Commission, que participou da operação ao lado de outros órgãos internacionais, os animais resgatados eram avaliados em U$ 2 milhões.

E agora, meses após a apreensão recorde, o Ministério de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Tailândia anunciou que 963 animais serão repatriados para seu país nativo, o Madagascar, entre eles, tartarugas irradiadas e várias espécies de lêmures, consideradas em risco de extinção.

“Pela primeira vez, a vida selvagem está sendo repatriada antes da conclusão dos procedimentos legais”, afirmou o ministro Chalermchai Sri.

PUBLICIDADE

Quando chegarem de volta a seu país nativo, os animais passaram por um período de quarentena em centros especializados de vida selvagem. “Quando dois países colaboram juntos, podemos realmente fazer uma história de sucesso”, completou Max Andonirina Fontaine, ministro do Meio Ambiente de Madagascar.

País insular, situado perto da costa sudeste da África, o Madagascar é o único lugar do mundo onde os lêmures são encontrados na natureza. São mais de 100 espécies desses mamíferos. De acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), quase 1/3 de todas elas estão ameaçadas, devido, principalmente, à caça e ao desmatamento. Cada vez mais áreas são devastadas para a expansão da agricultura e também, pelas indústrias madeireiras, que produzem carvão.

Tailândia repatriará para Madagascar quase mil lêmures e tartarugas, apreendidos com traficantes
Tartarugas que foram apreendidas e agora serão repatriadas para Madagascar
Foto: divulgação Ministério de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Tailândia

*Com informações do The Jordan Times

Leia também:
Tráfico de animais silvestres aumenta ameaça de novas pandemias e expansão para comércio digital impõe risco ainda maior à humanidade
PF faz operação contra tráfico de animais no Rio e descobre participação de servidores públicos
Mais de 80 animais são encontrados em malas em aeroporto da Tailândia, entre eles, um panda-vermelho

Operação internacional apreende milhares de animais vivos e partes de outros mortos

Foto de abertura: divulgação Ministério de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Tailândia

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor