PUBLICIDADE

Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro, entra para lista do Patrimônio Mundial da Unesco

Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro, entra para lista do Patrimônio Mundial da Unesco

O arquiteto e paisagista, paulistano de nascimento e carioca de coração, Roberto Burle Marx, acaba de ganhar mais um reconhecimento póstumo por mais uma de suas obras e legado deixado para o Brasil e o mundo: o sítio onde morava, na zona oeste do Rio de Janeiro, é a partir de hoje Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

A candidatura do Sítio Burle Marx ao título havia sido feita em 2015. Depois de um longo processo de análise, o anúncio da nomeação foi feito esta manhã pelo Comitê da Unesco, em Fuzhou, na China. A entrega do título deveria ter ocorrido no ano passado, mas por causa da pandemia, foi adiada para 2021.

“O reconhecimento confirma a importância da valorização dos bens culturais, históricos e naturais de nosso país… A inclusão na lista significa que estes bens tão especiais para o Brasil são também de “valor universal excepcional” para a humanidade. O Patrimônio Mundial é de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas, buscando promover a identificação, a proteção e a preservação do patrimônio cultural e natural de todo o planeta”, escreveu a equipe do sítio em suas redes sociais.

Foi em 1972 que Burle Marx começou a morar no sítio, um antigo engenho, na Barra de Guaratiba. Em pouco mais de 400 mil m² de área, entre a Mata Atlântica e os manguezais, o paisagista construiu jardins verdadeiramente brasileiros. Rechaçou a estética vigente na época que priorizava as plantas e os desenhos simétricos franceses e se debruçou sobre a beleza da nossa flora nativa.

Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro, entra para lista do Patrimônio Mundial da Unesco

Hoje o sítio abriga uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e subtropicais do mundo, que conta com mais de 3.500 espécies nativas e exóticas. 

O paisagista brasileiro é responsável pela criação do chamado Paisagismo Tropical Moderno. “Os atributos que fazem do Sítio Roberto Burle Marx um lugar único são justamente as composições artísticas dos jardins e o modo como as plantas foram organizadas. Como pinturas vivas, suas cores, formatos, volumes e formas escultóricas foram consideradas na composição de cada cantinho. Também é possível observar as características estilísticas de Burle Marx, tais como formas sinuosas, massas vegetais exuberantes, arranjos arquiteturais de plantas, contrastes dramáticos de cor, uso de plantas tropicais e a incorporação de elementos da cultura popular tradicional Luso-Brasileira”, explicam a equipe do local.

Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro, entra para lista do Patrimônio Mundial da Unesco

Com o título recebido pelo Sítio Burle Marx, ele se junta à lista de alguns dos lugares mais lindos do planeta, visitados por milhões de turistas todos os anos, e considerados pela entidade como tendo inestimável valor significado para a civilização moderna.

É possível fazer visitas guiadas ao Sítio Burle Marx, onde além dos jardins, se conhece mais a história deste genial artista brasileiro, que também era pintor, desenhista, designer e escultor e cantor. O passeio inclui ainda o museu, que preserva 3.125 peças, entre raros objetos de arte e artesanato reunidos ao longo da vida do paisagista. Para agendamento, acesse este link.

Roberto Burle Max faleceu em 1994, aos 84 anos.

Abaixo mais fotos do Sítio Burle Marx:

Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro, entra para lista do Patrimônio Mundial da Unesco

Leia também:
O genial arquiteto e paisagista Burle Marx inspira a maior exposição do Jardim Botânico de Nova York
Ilha Grande e Paraty ganham título de Patrimônio Mundial da Unesco

Literatura de Cordel é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Fotos: reprodução Facebook Sítio Burle Marx/Oscar Liberal/IPHAN

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE