”Suas imagens, expostas em importantes instituições culturais e destacadas em publicações de todo o mundo, se transformaram em símbolo do jornalismo fotográfico contemporâneo“, destacou a World Photography Organisation (WPO) ao anunciar que o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado foi escolhido para receber a ‘Contribuição Extraordinária para a Fotografia do Sony World Photography Awards 2024’.
Segundo a instituição, a distinção homenageia uma pessoa ou grupo de pessoas que tiveram impacto significativo no meio fotográfico. “Um dos fotógrafos mais talentosos e mundialmente celebrados da atualidade, Sebastião Salgado alcançou renome internacional por suas notáveis composições em preto e branco capturadas ao longo de uma carreira de mais de 50 anos”.
Sobre a homenagem, Salgado declarou: “Sinto-me honrado por receber este prêmio e por saber que o meu trabalho tem chegado ao público. A fotografia é o meu modo de vida, é a minha linguagem. E, ao longo da minha carreira sempre estou interessado em capturar o momento histórico em que vivemos e contar as histórias da nossa espécie e do nosso planeta”.
E completou: “Um fotógrafo fotografa com a sua herança e no meu trabalho procuro explorar a nossa experiência humana partilhada”.
Sebastião Salgado é um dos maiores fotógrafos vivos de retratos e natureza reconhecido por seus projetos épicos em preto e branco. Suas obras integram coleções de diversos museus e instituições importantes ao redor do mundo, além do acervo de importantes colecionadores.

Como parte da celebração dos concursos Sony, de 19 de abril até 6 de maio de 2024, será apresentada, no centro cultural Somerset House de Londres, uma mostra retrospectiva com fotografias de sua autoria que representam os principais temas e marcos ao longo de sua carreira nos últimos 50 anos.
A seleção será feita pelo próprio fotógrafo e terá imagens de seus primeiros projetos como Ouro (1986) e Trabalhadores (1993), e séries mais recentes como Gênesis (2011) e Amazônia (2019). A mostra “explora complexidades e nuances universais da vida em nosso planeta, revelando suas angústias e dificuldades, bem como sua extraordinária beleza”, ressalta a WPO.
Como 17º agraciado do prêmio, Sebastião Salgado se junta a nomes icônicos da fotografia como William Klein (2012), William Eggleston (2013), Elliott Erwitt (2015), Martin Parr (2017), Candida Höfer (2018), Graciela Iturbide (2021), Edward Burtynsky (2022) e Rinko Kawauchi (2023), entre outros.
Os vencedores das competições estudantis, juvenis, abertas e profissionais dos prêmios Sony World Photography de 2024 serão anunciados em 18 de abril no site da World Photography Organisation.
Leia também:
– Em parceria com a Sotheby’s, Sebastião Salgado lança coleção de NFTs da Amazônia para arrecadar fundos para o Instituto Terra
– ‘Amazônia’ de Sebastião Salgado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro
– Sebastião Salgado apresenta a Amazônia preservada e seus guardiões
– Sebastião Salgado recebe Prêmio Imperial do Japão, considerado o ‘nobel das artes’
– “Desejo que em 50 anos este não seja o registro de um mundo perdido”, diz Sebastião Salgado sobre seu novo livro ‘Amazônia’
– Gilberto Gil se une a Sebastião Salgado em campanha para plantar um milhão de árvores por ano
– Sebastião Salgado recebe prêmio, em Davos, por sua liderança na abordagem da desigualdade e sustentabilidade
Foto (destaque): Renato Amoroso/divulgação