PUBLICIDADE

‘Projeto Astrominas’, da USP, oferece 600 vagas para garotas entre 14 e 17 anos interessadas em ciência e tecnologia

'Projeto Astrominas', da USP, oferece 600 vagas para garotas entre 14 e 17 anos interessadas em ciência e tecnologia

Até 7 de junho, estão abertas as inscrições para a segunda edição do Projeto Astrominas, promovido pela Universidade de São Paulo (USP), que acontecerá de 28 de junho a 23 de julho,.

A iniciativa é voltada para jovens estudantes do ensino básico – de 14 a 17 anos -, que têm interesse por ciência e tecnologia, para que se familiarizem com a universidade e possam ter contato com mulheres cientistas de forma a se sentirem estimuladas a optar por carreiras nessas duas áreas.

As idealizadoras acreditam que a divulgação da ciência não é suficiente para alterar o cenário atual na universidade: há menos de 50% de mulheres em áreas de exatas, e a quantidade diminui a medida que a carreira acadêmica avança.

Para elas, existe segregação ou desencorajamento no acesso das mulheres a determinadas áreas do conhecimento, por isso é necessário atuar com um viés de gênero e pesquisa, para que as jovens se imaginem atuantes no meio científico e possam projetar um futuro acadêmico.

PUBLICIDADE

O curso

O curo será totalmente online e oferece 600 vagas distribuídas entre 20% para estudantes de grupos negros, pardos e indígenas, 60% para alunos de escolas públicas e 20% para escolas privadas.

As garotas sorteadas (veja abaixo como isso será feito) participarão de diversas atividades como experimentos, elaboração de murais, rodas de conversa, debates a respeito da universidade e palestras sobre astronomia, geofísica, ciências atmosféricas, oceanografia, matemática, física, geociência e química.

De segunda a sexta-feira, durante cerca de três horas por dia, elas serão supervisionadas por um grupo de professoras, pesquisadores a alunas da USP convidadas pelo projeto. No site do Astrominas estão listadas algumas das convidadas e mediadoras desta edição.

A seleção será realizada em 11 de junho, por meio de sorteio transmitido ao vivo e os nomes das contempladas serão divulgados no site do Astrominas. Leia o regulamento.

Detalhes do projeto

O projeto foi idealizado em 2019 por mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP) e outros institutos da área de exatas com a intenção de facilitar o acesso de jovens alunas à universidade, aproximando-as de mulheres cientistas.

Elas acreditam que esse contato pode estimular a escolha ou a manutenção de carreiras de Ciência e Tecnologia por garotas, desconstruindo a ideia de que essas não são áreas para meninas.

Por seu perfil altamente interdisciplinar, o projeto se traduz como uma ótima ferramenta para jovens ampliarem seu conhecimento nas áreas das ciências naturais, matemática e tecnologia.

As cientistas que acompanham e instruem as Astrominas em todas as atividades, ao longo do curso, são chamadas de Fadas Madrinhas e ainda serão apresentadas no site do projeto.

O projeto é coordenado pela Profª Drª Elysandra Figueredo Cypriano e pelas alunas Ana Clara de Paula, Daniele Honorato, Gabriela Lopes, Ivanice Avolio Morgado, Izabela Bittencourt, Marina Izabela, Melissa de Andrade, Pâmela Querido e Victoria Malta (foto), que ainda contam com o apoio de estagiárias. Saiba mais sobre elas no site Astrominas.

Leia também:
Onde estão as mulheres? ONU se inspira em Wally para mostrar desigualdade na política, na Ciênciacia e na tecnologia
Apaixonada por ecologia e meio ambiente, jovem cientista de 15 anos é escolhida Kid of The Year pela revista Time

Jovem brasileira vence competição internacional de ciências com projeto que transforma cascas de macadàmia em curativos para peles queimadas
Estudante de 14 anos ganha premio de jovem cientista do ano com descoberta que pode resultar em medicamento contra covid-19
Gaúcha de 18 anos é primeira jovem cientista brasileira convidada a assistir a entrega do Prêmio Nobel na Suécia
Menina de 11 anos ganha Prêmio Jovem Cientista do ano ao criar sensor que detecta chumbo na água

Foto: Domínio Público/Pixabay

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor