PUBLICIDADE

Horas após Trump ser condenado e falar mal de imigrantes, filhos de imigrantes são vencedores do “Spelling Bee”

Horas após Trump ser condenado e falar mal de imigrantes, filhos de imigrantes são vencedores do "Soletrando"


Bruhat Soma, de 12 anos, foi o grande vencedor na noite da quinta-feira (30/05) do “Scripps National Spelling Bee”, uma competição famosa nos Estados Unidos, aos moldes do “Soletrando”, no Brasil, como é conhecido esse concurso em que os concorrentes precisam soletrar corretamente uma série de palavras e mostrar seu conhecimento da língua do país onde o evento ocorre. O ganhador de 2024 é um aluno de uma escola do Ensino Fundamental II, em Tampa, na Flórida, e seus pais são imigrantes, originários do sul da Índia.

A descendência de Bruhat não é algo incomum entre os vencedores do Spelling Bee, como é simplesmente chamado. Na história da competição nacional, 29 dos últimos 35 campeões foram filhos de imigrantes indianos, ou seja, a segunda geração de famílias que escolheram os Estados Unidos para viver, estudar e trabalhar.

Nesta edição do Spelling Bee, os oito estudantes que foram finalistas eram todos também filhos de imigrantes ou pertencentes à segunda ou terceira geração dos mesmos. Basta olhar o sobrenome deles: Faizan Zaki, YY Liang, Aditi Muthukumar, Shrey Parikh, Ananya Rao Prassanna, Rishabh Saha e Kirsten Tiffany Santos.

A grande ironia da final do Spelling Bee é que ela aconteceu horas após o ex-presidente, atual candidato e agora condenado pela justiça, Donald Trump, esbravejar todo seu ódio contra os imigrantes.

Na tarde da quinta-feira, Trump se tornou o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado por um crime – fraude contábil ao ocultar um pagamento de US$ 130 mil para comprar o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels na eleição de 2016.

Segundo a decisão do júri, Trump foi considerado culpado em todas as 34 acusações a que respondeu no tribunal de Nova York.

Ao sair da audiência, completamente alterado, o ex-presidente afirmou que é inocente, atacou o juiz, o atual presidente Joe Biden e disse ainda que o país está um caos, acusando os imigrantes por serem parte do problema.

“Somos uma nação em declínio, um sério declínio. Milhões e milhões de pessoas estão entrando em nosso país neste momento vindas de prisões e instituições mentais, terroristas, e elas estão tomando conta do nosso país”, declarou.

Horas após Trump ser condenado e falar mal de imigrantes, filhos de imigrantes são vencedores do "Soletrando"

Bruhat, à esquerda, nos momentos finais da competição, da qual saiu com o prêmio de U$ 50 mil,
e ao lado Faizan Zaki, que ficou com o segundo lugar
Foto: Scripps National Spelling Bee

Pelo menos no resultado do Spelling Bee, certamente os imigrantes parecem estar “tomando conta” dos Estados Unidos, mas em um ótimo sentido. Mostram todo seu esforço e dedicação para conhecer a fundo a língua do país que acolheu suas famílias.

Em 1985, Balu Natarajan se tornou o primeiro indiano-americano o ganhar a competição. O menino de 13 anos ganhou notoriedade no país natal de seus pais e desde então famílias asiáticas daquela região almejam que seus filhos também consigam o mesmo troféu. Para Bruhat, essa era a terceira vez que ele participava do concurso.

Natarajan é um neurocirurgião e atualmente ocupa o cargo de vice-presidente executivo e diretor médico da empresa AccentCare.

Segundo o censo de 2022, 3,1 milhões de pessoas nascidas na Índia vivem nos EUA e possuem uma renda média familiar mais do que o dobro daquelas de famílias americanas, além de ter duas vezes mais probabilidade de conquistarem o diploma universitário.

De acordo ainda com dados do Migration Policy Institute, há aproximadamente 46,2 milhões de imigrantes nos EUA e mais de três quartos dos quais estão legalmente no país. A grande maioria deles vem do México (23%), e em seguida aparecem Índia (6%) e China (5%).

As declarações xenofóbicas de Trump retratam os imigrantes como criminosos, contudo, essa não é a realidade. Assim como em outros diversos países do mundo, eles são cidadãos que vem agregar e somar, trazendo para as comunidades que moram parte de suas tradições e culturas também, e assim, tornando essas sociedades em ambientes mais ricos socialmente.

Horas após Trump ser condenado e falar mal de imigrantes, filhos de imigrantes são vencedores do "Soletrando"

Não precisa nem olhar os sobrenomes, basta checar as feições físicas e saber que os filhos de imigrantes deram um show na competição
Foto: Edward M. Pio Roda / Scripps National Spelling Bee

—————————

Agora o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Se reeleito presidente dos EUA, Trump diz que acabará com usinas eólicas no mar em primeiro dia do mandato

Foto de abertura: Craig Hudson / Scripps National Spelling Bee

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE