PUBLICIDADE

“Pelo menos tivemos um asteroide, qual a desculpa de vocês?”, pergunta dinossauro em campanha da ONU sobre crise climática e extinção da espécie humana

"Pelo menos tivemos um asteroide, qual a desculpa de vocês?", pergunta dinossauro em campanha da ONU sobre crise climática e extinções de espécies

Parece mais um dia normal de sessões na sede das Nações Unidas, em Nova York, quando de repente, um imenso dinossauro caminha pelo plenário em direção ao pódio e espanto de representantes de diferentes países. Ele é Frankie, o genial personagem da campanha “Don’t Choose Extinction” – “Não Escolham a Extinção”, lançada ontem (27/10) mundialmente pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma).

“Escutem todos: eu sei uma coisa ou outra sobre extinção, e deixe-me dizer a vocês… e vocês meio que acham que isso é o óbvio: ser extinto é uma coisa ruim. E levar vocês próprios à extinção? Em 70 milhões de anos, essa é a coisa mais ridícula que eu já ouvi. Pelo menos nós tivemos um asteroide. Qual é a desculpa de vocês?”, pergunta o dinossauro.

Em seguida, Frankie fala sobre como a humanidade está caminhando rumo à extinção e mesmo assim, todos os anos, governos do mundo inteiro investem bilhões de fundos públicos em subsídios à empresas que exploram combustíveis fósseis.

“Imaginem se durante milhões de anos tivéssemos subsidiado meteoros gigantes? É o que vocês estão fazendo agora!”, ironiza o gigante.

Segundo dados do Pnuma, governos internacionais gastam espantosos US$ 423 bilhões anualmente para subsidiar os combustíveis fósseis – petróleo, eletricidade gerada pela queima de outros combustíveis fósseis, gás e carvão. Isso é quatro vezes o valor que está sendo solicitado para ajudar os países pobres a enfrentar a crise climática, um dos pontos críticos antes da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, a COP-26, que começa em poucos dias, em Glasglow, na Escócia.

O valor gasto diretamente com esses subsídios poderia pagar pela vacinação contra a covid-19 para todas as pessoas na Terra, ou pagar o triplo do valor anual necessário para erradicar a pobreza extrema global.

A campanha, com o dinossauro Frankie, reforça ainda que este é um momento único na história da humanidade.

“Vocês têm uma enorme oportunidade agora. Enquanto reerguem suas economias após a pandemia, esta é a grande chance da humanidade. Então aqui está a minha ideia “selvagem”: não escolham a extinção! Salvem a sua espécie antes que seja tarde demais. É hora dos humanos pararem de dar desculpas e começaram a fazer mudanças”.

Abaixo, o discurso completo de Frankie, em inglês:

Leia também:
30% das árvores do mundo estão em risco de extinção: Brasil é o segundo país com o maior número de espécies ameaçadas
Exames de DNA comprovam a extinção da primeira espécie de borboleta dos Estados Unidos causada pelo ser humano
Em 2030, indústrias de plástico emitirão mais gases de efeito estufa do que usinas de carvão nos Estados Unidos
“Negar o aquecimento global e a destruição do planeta é suicídio”, diz William Shatner, o ‘Capitão Kirk’, após voo espacial

Imagem: reprodução campanha ONU

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE