PUBLICIDADE

Morte de quinta beluga, apenas este ano, em aquário do Canadá, gera protestos e revolta

Morte de quinta beluga, apenas este ano, em aquário do Canadá, gera protestos e revolta

Imagens da organização UrgentSeas feitas com drone no final de outubro já revelavam uma situação preocupante. Uma jovem beluga demonstrava letargia e sintomas de que estava muito doente. A baleia estava dentro de um pequeno tanque, anexo a um maior onde outras nadavam. Dias depois, a ONG conseguiu novo flagrante que mostrava cuidadores e veterinários tirando o animal do local e dando medicamentos injetáveis. De nada adiantou.

Esta é a quinta morte de uma baleia beluga, apenas este ano, no aquário e parque de diversões Marineland, localizado em Niagara Falls, na província de Ontário, no Canadá – o mesmo sobre o qual já escrevemos em 2023.

Desde 2019, 17 baleias já morreram ali! No ano passado, uma delas foi Kiska, ‘a orca mais solitária do mundo’, que teve uma infecção bacteriana, depois de viver 40 anos em cativeiro.

Autoridades não divulgaram a causa da mais recente morte em Marineland, mas declararam que a qualidade água dos tanques está “dentro dos limites aceitáveis” e que ela é testada semanalmente por fiscais. Já os administradores do parque afirmam que as mortes têm “causas naturais.”

PUBLICIDADE

Em 2020, após os óbitos e diversas denúncias, o Ontario’s Animal Welfare Services (AWS), departamento responsável pelo bem-estar animal da província, iniciou uma investigação no aquário e apurou que eles estavam sofrendo por causa da qualidade da água. Entretanto, Marineland pagou uma multa e continuou aberto.

Políticos canadenses vieram a público lamentar a nova morte e afirmar que a situação é inaceitável. O mais preocupante é que há ainda 31 belugas vivendo no local, segundo a UrgentSeas, o maior número desses animais em cativeiro no mundo.

“Este ciclo constante de abuso e morte prematura precisa parar. Cinco mortes de belugas apenas neste é demais”, disse Mike Schreiner, líder do Partido Verde de Ontário, em uma publicação no X. “Os animais de Marineland devem ser realocados para santuários marinhos e de vida selvagem apropriados, e o parque deve mudar para um modelo que não inclua cativeiro animal. Já chega.”

Sofrimento em cativeiro

Em 2019, o Canadá proibiu a manutenção em cativeiro de baleias e golfinhos, assim como a reprodução dos mesmos nesses ambientes. Todavia, animais que já estavam nessas condições, tanto em Marineland como no Aquário de Vancouver, passarão o resto de suas vidas nesses lugares.

Cetáceos presos em cativeiro sofrem com o confinamento. De acordo com a Vancouver Humane Society, não há como nenhum aquário reproduzir o ambiente social e natural de baleias e golfinhos. “Eles são privados de sua capacidade de eco-localização, que é o mesmo que tirar a visão humana”, destacam especialistas.

Como disse Jacques Cousteau, um dos maiores, se não, o mais importante e respeitado oceanógrafo que já conhecemos, “o benefício educativo de observar um golfinho em cativeiro seria como aprender sobre a humanidade apenas observando prisioneiros em confinamento solitário.”

Abaixo o vídeo divulgado pela UrgentSeas, poucos dias antes da mais recente morte de uma beluga em Marineland:

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A post shared by Conexão Planeta (@conexaoplaneta_)

*Com informações adicionais do jornal The Guardian e o site IFLScicence

————————-

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Morre Lolita, orca tirada filhote da natureza e explorada por mais de 50 anos em aquário

1.500 peixes morrem e duas pessoas ficam feridas após colapso de aquário gigante dentro de hotel em Berlim

Após dez anos em aquário na China, baleias belugas são soltas nas águas de santuário na Islândia

Golfinho robô, idêntico a um real, é alternativa como atração em aquários e parques

Ativistas pedem liberdade de beluga solitária que vive em tanque num shopping de Seoul

Foto de abertura: Melissa por Pixabay

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE