Há pouco tempo escrevi aqui, no Conexão Planeta sobre uma iniciativa da Articulação Nacional de Agroecologia que reuniu, em uma publicação, iniciativas em âmbito municipal para apoiar a agroecologia nos territórios. Os dados da pesquisa Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro revelaram mais de 700 iniciativas em 520 municípios brasileiros.
Mapa interativo reúne iniciativas dos municípios para apoiar a agroecologia
Esse trabalho foi transformado em uma carta com 36 propostas para a criação de políticas públicas de apoio à agricultura familiar e agroecológica, apresentadas a candidatos e candidatas ao executivo e ao legislativo nas eleições municipais.
Levantamento preliminar realizado pela Articulação mostra a adesão de 1.238 candidaturas em diversos municípios, com grande concentração no Nordeste e no Sudeste do país. E a mobilização continua com os candidatos no segundo turno.
Agora, o trabalho virou um mapa interativo, o que facilita muito o acesso às informações das iniciativas.
O mapa possibilita visualização de dados e programas eficazes nos diversos territórios, o que pode inspirar e mostrar similaridades e soluções para desafios e proposições.
Iniciativas que se desenvolvem em diferentes regiões do país e que podem ser adaptadas de acordo com perfis, especificidades geográficas, de clima, etc.
Dados interativos ajudam a encontrar iniciativas
O mapa interativo permite filtrar as iniciativas por tema e/ou por estado. Ao deslizar o mouse por cada iniciativa, o visitante tem acesso a uma ficha contendo informações sobre bioma, macrorregião, estado e município onde cada iniciativa ocorre. Também estão disponíveis breves descrições das experiências e dados sobre a execução.
Em alguns casos, a ficha traz ainda anexos contendo fotos e informações mais detalhadas do histórico e resultados da iniciativa.
Os temas que permitem filtrar as iniciativas incluem agricultura urbana e periurbana, agrotóxicos e transgênicos, águas e saneamento, segurança e soberania alimentar, biodiversidade e bens comuns, construção social de mercados, cooperativismo e arranjos comunitários, economia solidária, juventudes, mulheres, políticas públicas e fomento, manejo de agrossistemas, terra, território e ancestralidade, dentre outras possibilidades.
O mapa proporciona a visualização, de modo especializado, da distribuição das iniciativas pelos estados do Brasil. Um importante referencial de ações efetivas que podem ser criadas, reproduzidas e ampliadas por gestores municipais.
Inspiração melhor não há. As ações locais desenvolvidas nos territórios importam e fazem a diferença nesse momento do Brasil. Sempre é tempo de atuar para o comprometimento de representantes do executivo e do legislativo nos municípios brasileiros com a agricultura familiar no país.
Edição: Mônica Nunes
Fotos e ilustrações: Pixabay e ANA/Divulgação
Que Excelente Iniciativa! Colocamos a camada com estes dados dentro do Mapa da Agroecologia (http://mapadaagroecologia.org/) juntamente com os dados de Consumo Responsável, Feiras Orgânicas (IDEC) e Open Food Brasil.