PUBLICIDADE

Manifesto por uma educação ao ar livre e com a natureza

Desde que o Instituto Romã nasceu, em 2004, as escolas sempre foram grande parte do público de nossas ações. Com a chegada do programa Ser Criança é Natural (que deu nome a este blog, lançado em 2015 pelo Conexão Planeta), as pessoas que trabalham com educação se aproximaram de nossas ideias, de nossas ações e formações. Desde 2013, tecer conversas com escolas, assessorar para mais natureza no ambiente escolar e ter a natureza como inspiração para todo o contexto educativo esteve cada vez mais presente.

Neste momento em que os espaços físicos das escolas se fecham, pensar num retorno às atividades neste lugar está diretamente associado a mais tempo e espaços ao ar livre, àreas mais amplas, arejadas e abertas.

Esse momento em que vivemos tem nos estimulado a fazer muitas reflexões. Quantos aspectos desse mundo estão mais visíveis! Quantas resistências a mudanças! Quantas aberturas o silenciamento provocado pela pandemia e, consequentemente, pela quarentena trouxe! E quantas possibilidades de construirmos um mundo mais inteligente, mais sensível, e, podemos dizer, mais racional também estão se abrindo!

Uma de nossas ações para dialogar com as pessoas que formam a comunidade da área da educação foi criar uma série de lives, entre elas uma série que chamamos de Ao Ar Livre, com as quais promovemos conversas sobre educação, natureza e novas rotinas (confira as conversas no nosso perfil no YouTube).

PUBLICIDADE

Do lado de fora da sala de aula

Além dessas lives, também estamos trabalhando em novos cursos e materiais para atender a demandas mais específicas. E, de tantas reflexões com diversas escolas pelo Brasil, elaboramos um manifesto: o Manifesto por uma Educação ao Ar Livre e com a Natureza.

É uma forma de atender aos educadores e pais que desejam essa transformação nas escolas e precisam de referências para prosseguir com consistência nos diálogos com as esferas de decisão.

Com ele, buscamos fazer convergir a realidade atual de grande parte das escolas – públicas e privadas – com o desejo de que os adultos do futuro possam lembrar de sua infância como momentos de alegria, entusiasmo, aprendizado corporal, descobertas e liberdade!

Quer aderir a este movimento?

O Manifesto está disponível no site do nosso programa Ser Criança é Natural, onde você pode assiná-lo por meio de um formulário. Você também pode baixar o arquivo em PDF.

Queremos muito que este manifesto seja útil a todos os nossos leitores e que você integre este movimento com a gente!

Foto: José Ibarra/Unsplash
Foto: Renata Stort
Foto: Renata Stort
Foto: AnnieSpratt/Unsplash
Foto: Renata Stort
Foto: Renata Stort
Foto: Jenny Johansson/Pixabay
Comentários
guest

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leda Fleury
Leda Fleury
4 anos atrás

Acho fundamental essa possibilidade.
A pandemia viria facilitar essa nova (antiga) pedagogia.
Adoraria participar desse movimento…

Sônia
Sônia
4 anos atrás

Somos Natureza, fazemos parte da mesma. Despertar nossos sentidos para esta vivência é o que falta e este projeto vem ao encontro desta possível realidade!!

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE