PUBLICIDADE

Filhotes de tuiuiús são salvos de incêndio no Pantanal

Filhotes de tuiuiús são salvos de incêndio no Pantanal

Algumas regiões do Pantanal ainda estão sofrendo com a seca e os incêndios. Entre as mais afetadas atualmente pelo fogo está a do Morro Caracará, na Serra do Amolar, na divisa entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, uma das áreas mais isoladas e preservadas do bioma. E foi lá que equipes da Brigada Alto Pantanal, do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), e brigadistas do Prevfogo/Ibama participaram do resgate de filhotes de tuiuiús no alto de uma árvore, que estava no caminho das chamas.

O ninho foi avistado inicialmente na última quinta-feira (17/10). Com o uso de drone, constatou-se que havia três filhotes ali, sem a presença dos pais. Todavia, no dia seguinte, apesar de os brigadistas terem tentado proteger a árvore da chegada do fogo, a mudança da direção do vento e a força das chamas acabou atingindo o local.

Rapidamente tomou-se a decisão da retirada dos filhotes do ninho, que já havia sido chamuscado pelas chamas. As três aves, que tem aproximadamente três meses de vida – justamente a idade em que começam a tentar voar -, foram trazidas para o chão. Uma delas teve uma fratura na asa.

Filhotes de tuiuiús são salvos de incêndio no Pantanal
Brigadistas tentando proteger o ninho, ao retirar a vegetação em volta dele e
evitar que se o fogo chegasse, ela fosse queimada
Foto: Viviane Amorim/Secom

Após a remoção do ninho, os tuiuiús foram levados de barco para uma região mais segura, onde médicos-veterinários fizeram um primeiro-atendimento e depois, por helicóptero, para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande (MS).

PUBLICIDADE
Filhotes de tuiuiús são salvos de incêndio no Pantanal
A mudança da direção do vento fez com que o fogo chegasse ao ninho
e decidiu-se então por uma ação rápida de resgate dos tuiuiús
Foto: Viviane Amorim/Secom

Infelizmente, um dos três filhotes faleceu. A suspeita é que ele tenha sofrido com o estresse de todos os eventos – o fogo e a fumaça, além de todo o processo de resgate.

O filhote que sofreu uma fratura na asa, pouco antes do
embarque no helicóptero
Foto: Viviane Amorim/Secom

Agora, os dois sobreviventes seguem sendo atendidos pela equipe do CRAS. Não se sabe ainda se será possível o retorno deles à natureza ou não, contudo, o mais importante é que dois deles sobreviveram, graças à ação rápida dos brigadistas do IHP e da Prevfogo e todo o esforço dos demais envolvidos na operação de resgate.

O Instituto Homem Pantaneiro é uma organização não-governamental que atua em diversas frontes no Pantanal. Este ano, o Coronel Ângelo Rabello, diretor do IHP, foi eleito um dos cinco brasileiros que estão entre os 50 nomes selecionados por “suas contribuições especiais para a exploração, a conservação e a ciência” pelo The Explorers Club 50 (EC50), dos Estados Unidos (leia reportagem completa neste link)

Se você quiser contribuir para esse importante trabalho do IHP no Pantanal, faça sua doação aqui.

Ave símbolo do Pantanal

O tuiuiú (Jabiru mycteria) é a ave símbolo do Pantanal e maior dentre todas aquelas observadas no bioma, chegando a medir 1,60 metros de altura e impressionantes 3 metros de envergadura. A espécie, que se alimenta de peixes e outros pequenos invertebrados encontrados em áreas alagadas, se reproduze após o período de cheias, com a grande maioria dos ninhos contendo ovos ou filhotes entre julho e novembro.

Essa ave, que é uma cegonha, busca árvores altas, com galhos bem abertos, para fazer seu ninho e assim ter acesso fácil a ele. São fiéis ao local de nidificação (onde colocam os ovos), por isso mesmo, em 2020, quando o Pantanal foi devastado pelo fogo, um famoso ninho destruído pelos incêndios, que ficava às margens da BR-262, no Mato Grosso do Sul, foi substituído por um artificial. E no começo deste ano, nasceram três lindos tuiuiús nele (saiba mais aqui).

Os filhotes sobreviventes, agora sob cuidados da equipe do CRAS
Foto: Viviane Amorim/Secom

———————

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Brigadistas fizeram de tudo para salvar ninho de tuiuiús do fogo no Pantanal, mas não sobrou nada
O Pantanal das águas, do fogo e das milhares de aves

Foto de abertura: Viviane Amorim/Secom

Comentários
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE