Um número enorme de países já baniu o uso de animais como atrações em circos e outros shows de entretenimento. O que era aceitável há muitas décadas, hoje é sinônimo claro de exploração, barbárie e crueldade: o treinamento e a manutenção desses seres em cativeiro para o deleite dos seres humanos. Pois bem, na Rússia isso ainda é permitido e há poucos dias um episódio deplorável aconteceu durante a apresentação do Russian Circus State Company.
O domador Alexey Makarenko estava no palco com sua esposa Olga Borisova ao lado de cinco leões, obrigados a pular sobre labaredas. De repente dois animais começam a brigar e o homem tenta os separar com chicotadas e ordens. Logo em seguida, um terceiro surge e o ataca pelas costas, levando-o ao chão.
De fora é jogado água no animal e Olga consegue conter o ataque do leão. Uma porta lateral se abre para que os felinos deixem o palco, mas antes que isso aconteça, Alexey joga uma banqueta de metal e agride o leão que o mordeu. Simplesmente chocante.
E esta não é a primeira vez que isso acontece na Rússia. Na verdade, há um ano um incidente ocorreu, de forma muito mais brutal ainda, conforme é possível ver no vídeo abaixo:
Leia também:
Portugal não tem mais animais em circos: últimos foram transferidos para santuários de vida selvagem
França aprova lei contra maus-tratos aos animais em petshops, circos e aquários
Site de turismo Booking.com não venderá mais passeios que envolvam exploração e interação com animais
Após anos em circos, mais de 30 elefantes ganham novo lar em santuário de vida selvagem na Flórida
Circo alemão faz espetáculo fascinante ao substituir animais reais por hologramas
Foto de abertura: reprodução Facebook Alexey Makarenko
É por isso que condeno esses eventos, como enjaular animais selvagens. Circo, os animais são submetidos a crueldades dos donos do circos. Eles apanham muito. Deveria condenar esses donos de circos. Circo é bom para malabarismo, palhaços e outras apresentações sem animais.