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Começa implementação do “Trilha Verde” em Noronha: a partir de 2030 só poderão circular veículos elétricos na ilha

Começa implementação da estrutura para o programa Trilha Verde em Fernando de Noronha: a partir de 2030 só poderão circular veículos elétricos na ilha

Fernando de Noronha tem sido pioneira na adoção de algumas medidas na área de sustentabilidade no Brasil. Em dezembro de 2018, por exemplo, anunciou a proibição da utilização e comercialização de diversos produtos feitos de plástico e isopor, como copos, talheres, canudos, sacolas, embalagens e garrafas. A lei entrou em vigor em julho do ano passado, quando moradores e turistas começaram a ser multados caso descumprissem a determinação.

E em 2020, o governo de Pernambuco* aprovou uma lei, a 16.810/20, estabelecendo que a partir de 12 de agosto de 2023 não será mais permitida a entrada na ilha de motos, carros, ônibus e caminhões movidos a gasolina, álcool e óleo diesel. E em agosto de 2030, ficará totalmente proibida a circulação dos mesmos, só sendo permitido o tráfego de veículos com emissão zero de poluentes.

Para alcançar essa meta foi criado o Projeto Trilha Verde. Idealizado pela empresa Neoenergia, ele conta com diversos parceiros, entre eles as companhias WEG, Incharge, Renault do Brasil e instituições de pesquisa como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

Juntas elas ficarão responsáveis pela instalação de mais 12 postos de recarga na ilha e a construção de mais duas usinas solares, de onde virá a energia para o “abastecimento” dos veículos elétricos. Serão oito “ecopostos” com potência de 22 kW, que possibilitam uma recarga mais rápida, e outros dois com potência de 7,4 kW. Para garantir a disponibilidade de energia limpa mesmo durante a noite ou em períodos do dia sem sol, será instalado ainda um sistema de armazenamento de energia com potência de 100 kW/200 kWh.

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As duas novas plantas solares serão construídas nos locais conhecidos como Vacaria e Laboratório Noronha, próximo à usina de tratamento de resíduos, e terão capacidade de gerar 155 MWh de energia por ano. 

Após o lançamento oficial do programa, realizado na segunda-feira (21/03), serão levados para Noronha mais 18 veículos elétricos – alguns já estão em uso na ilha -, que serão utilizados pela equipe da Neoenergia, funcionários da administração pública, bem como por operadores de turismo, como por exemplo, trabalhadores de pousadas e hoteis.

Durante o período inicial do projeto, os carros serão utilizados por alguns meses por essas pessoas e depois trocarão de usuários. O objetivo é analisar como eles se comportam nas diversas atividades dos moradores e quais serão os melhores modelos para o local. Por isso, além do Zoe E-TECH, entregue pela Renault, outras fabricantes devem participar dos testes. Quatro buggies elétricos também foram fornecidos pela companhia eiON.

Obviamente que o projeto é promissor, mas fica uma pergunta. Como os habitantes de Fernando de Noronha conseguirão comprar veículos elétricos? Haverá algum subsídio especial do governo ou das fabricantes? Vale lembrar que o custo deles ainda é muito alto não apenas no Brasil, mas no mundo todo.

Questionada sobre a questão, a assessoria de imprensa da Administração de Fernando de Noronha afirma que ainda não há nenhum plano sobre isso.

*O arquipélago de Fernando de Noronha é considerado uma região geoeconômica, social e cultural do Estado de Pernambuco, instituído sob a forma de Distrito Estadual

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Foto: Bruno Lima – MTUR/Creative Commons/Flickr

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