PUBLICIDADE

Coalas começam a ser vacinados contra clamídia na Austrália

Coalas começam a ser vacinados contra clamídia na Austrália

Os primeiros coalas de vida livre foram vacinados contra clamídia na região da Nova Gales do Sul, na Austrália. A meta inicial é imunizar cerca de 50 animais.

A clamídia é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Comum entre humanos também, ela pode provocar sérios problemas se não for tratada, como infecções na bexiga, a infertilidade, e até, matar. Além disso, pode ser transmitida da fêmea para seus filhotes.

A doença é mais uma ameaça que os coalas enfrentam, além de incêndios florestais, ataques de outros animais e perda de habitat.

No final de 2021, como contei nesta outra reportagem, pesquisadores do Hospital de Vida Selvagem do Australia Zoo, em parceria com a Universidade de Sunshine Coast, desenvolveram uma vacina contra a clamídia específica para os coalas.

PUBLICIDADE

O imunizante já havia sido testado em uma centena de coalas que precisaram ser resgatados e vivem em santuários de vida selvagem. A vacina requer apenas uma dose.

Em março coalas em vida livre foram imunizados. Após a captura, os animais são examinados, passam por uma bateria de exames e só depois, vacinados. Ficam ainda em observação durante 24 horas e em seguida, devolvidos à natureza.

Para que possam ser monitorados, eles serão marcados com uma pequena pinta de tinta colorida nas costas. Usando binóculos, os cientistas conseguem observá-los no topo dos eucaliptos.

O próximo passo é avaliar o impacto da vacinação nos indivíduos de vida selvagem e qual porcentagem de imunização será necessária para reduzir a disseminação da doença.

Coalas que têm clamídia se tornam mais suscetíveis a predadores e podem ficar tão doentes que não conseguem escalar árvores e acabam morrendo de fome.

Nos últimos anos, a doença se espalhou silenciosamente entre a população da espécie. Em algumas regiões do país, cerca de 50% dos coalas foram infectados com a bactéria, o que tem um impacto devastador sobre a reprodução.

E o que tem feito piorar ainda mais o problema é o aumento da temperatura provocado pela crise climática. Ao serem expostos à situações climáticas extremas, como incêndios florestais e calor intenso, o sistema imune dos animais se torna mais vulnerável à contaminação pela bactéria.

Em 2022, os coalas foram declarados oficialmente ameaçados de extinção em várias regiões da Austrália.

*Com informações do site Phys.org

Leia também:
Coalas podem ser extintos até 2050 e para que isso não ocorra cientistas sugerem congelamento de espermas em biobancos
Usando drones e análises de cocôs, Austrália fará censo nacional para contar população de coalas
Inteligência artificial será usada para fazer reconhecimento facial de coalas e assim, evitar atropelamentos na Austrália

Foto de abertura: Gary Runn on Unsplash

Comentários
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Mirian
1 ano atrás

Coalas são muito fofos mesmo…obrigada por compartilhar Suzana.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor