PUBLICIDADE

Atletas de canoagem ajudam a resgatar pessoas e animais no Rio Grande do Sul

Atletas da canoagem ajudam a resgatar pessoas e animais no Rio Grande do Sul

Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom e Caiaque Cross estava marcado para os dias 3 (hoje) e 5 de maio e reuniria mais de 130 atletas de nove estados, em Três Coroas, um dos municípios mais impactados pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande Do Sul há uma semana, causando tragédia sem precedentes no estado. 

Em apenas quatro horas desabou sobre a região volume de água aguardado para este mês. Até ontem à noite, subiu para 32 o número de vítimas fatais: 29 foram registrados pela Defesa Civil e as outras três mortes foram confirmadas por prefeituras, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e órgãos locais.

Cerca de 60 pessoas estão desaparecidas36 feridas e 14,5 mi desalojadas e desabrigadas.

Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) adiou as competições para 24 e 26 de maio, mas os atletas da modalidade, que já estavam na cidade quando tudo aconteceu, decidiram ficar e colaborar com os resgates de pessoas e animais

Este é o caso Pedro Aversa, de Piracicaba/SP, um dos grandes canoístas brasileiros e campeão mundial de rafting em 2019, que registrou nas redes sociais imagens da enchente que atinge a região e o resgate de um cachorro e duas pessoas, que aguardavam resgate no telhado de sua casa, quase que inteiramente tomada pela água. 

Foi Aversa quem contou à reportagem do Globo Esporte que, após o cancelamento da competição, ele e outros atletas decidiram permanecer na cidade para ajudar a população local. 

“Tudo que ia acontecer foi cancelado e como a gente sabia que isso poderia acontecer, ficou para dar uma força, né? A gente tem bastante experiência em rios, em resgates, e se sentiu no dever de ficar e ajudar”, declarou o atleta. 

Ele relatou também que ele e Leonardo Bueno, supervisor da canoagem, são os únicos de fora do estado que ficaram para ajudar. “Mas contamos com a ajuda dos atletas da cidade, da escolinha de canoagem. Eles ficaram desde as 2h da manhã com o bote, fazendo um trabalho excepcional”. E finalizou: “Devastador! Nunca vi nada parecido”.

A seguir, veja algumas cenas gravadas por Pedro e Leonardo, nas ruas de Três Coroas: o encontro com o cachorro, que estava ilhado e desesperado no telhado de uma casa e, em seguida, um dos atletas conduzindo o animal com segurança, em outro caiaque.

___________

Agora o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Foto (destaque): reprodução de vídeo publicado por Pedro Aversa no Instagram

Fonte: Globo Esporte/G1

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE