
Em muitas cidades brasileiras já é obrigatório o uso nas ruas e em outros lugares de máscaras de proteção para evitar a proliferação e o contágio do novo coronavírus. Médicos e especialistas de saúde afirmam que elas são uma importante barreira contra a transmissão do vírus, que provoca a COVID-19.
Para quem ainda não tem uma máscara ou precisa de uma maior quantidade para seus familiares, foram lançados aplicativos para conectar consumidores a costureiras próximas à sua casa, que estão fabricando as máscaras de pano.
No Mapa das Máscaras basta você colocar seu CEP ou endereço e o aplicativo já mostra as costureiras perto de onde você vive e dá detalhes como qual o tipo de tecido é utilizado, opções de estampa, se faz entrega ou não e o valor do produto.
O site também disponibiliza o contato de WhatsApp e assim, se houver interesse, o comprador pode entrar em contato com a costureira no mesmo momento.

O projeto Mapa das Máscaras é uma iniciativa sem fins lucrativos, que foi criada para dar visibilidade a costureiras(os) e assim, ajudar a fomentar a economia local e gerar renda para quem precisa.
Inclusive, na página, há um passo-a-passo, simples e rápido, para as/os profissionais de costura que querem se cadastrar no projeto.
Outro aplicativo que une costureiras a consumidores é o Localizador de Máscaras, da Rede Asta, que ajuda pequenas artesãs a tornarem-se empreendedoras.
Neste site, há mais de 2 mil artesãs cadastradas, de todas as regiões do país.
#FiqueEmCasa, mas se precisar sair, use máscara!
Lembre-se: a recomendação do Ministério da Saúde é, se precisar sair de casa, use sua máscara de pano. Ela deve ter duas camadas de tecido e cobrir corretamente a boca e o nariz!
Outras dicas importantes são sempre lavar as mãos antes e depois de colocar a máscara, sempre pegá-la e tirá-la pelos elásticos e nunca pelo tecido, e não compartilhar com outras pessoas a mesma máscara.

Cada pessoa deve ter cerca de cinco máscaras de pano para seu uso pessoal. Ela deve ser trocada sempre que estiver úmida ou suja ou se a utilização exceder duas horas.
As máscaras cirúrgicas, profissionais, devem ser priorizadas para os profissionais de saúde.

*Se você sabe de outros aplicativos bacanas que conectam costureiras a pessoas interessadas em comprar máscaras, compartilhe com a gente que vamos incluí-los aqui!
Leia também:
Máscaras pelo bem: se proteja e ajude a proteger alguém!
Costureiras da comunidade de Heliópolis, em São Paulo, produzirão 3 mil máscaras caseiras por dia
Costureiras das Escolas de Samba do Rio estão confeccionando máscaras e aventais para profissionais de saúde
Universidades de todo país estão produzindo máscaras e viseiras em impressoras 3D para ajudar profissionais de saúde
Marcas da moda, como Prada, Gucci, Zara, Dior, H&M e Fendi, estão fabricando máscaras para o combate ao coronavírus
Máscara de proteção caseira ajuda a evitar o contágio por coronavírus: se precisar sair de casa, não vá sem ela!
Foto: Bára Buri on unsplash/creative commons