PUBLICIDADE

Aos 90 anos Mr. Pickles se torna papai pela primeira vez: nascem três tartaruguinhas de Madagascar

Aos 90 anos Mr. Pickles se torna papai pela primeira vez: nascem três tartarugas de Madagascar

Foi uma surpresa para todos: quem diria que aos 90 anos Mr. Pickles se tornaria papai pela primeira vez na vida? Esse macho de tartaruga-radiada (Astrochelys radiata), espécie originária do sul da Ilha de Madagascar, que corre sério risco de ser extinta, é o morador mais antigo do Houston Zoo, no estado do Texas, nos Estados Unidos.

Mas, para alegria de seus cuidadores, foram encontrados por acaso ovos, sinal de que Mr. Pickles e sua companheira, Mrs. Pickles, de 53 anos, ainda são jovens o suficiente para começar uma família, afinal esses animais podem viver mais de 150 anos. E foi assim que nasceram Dill, Gherkin e Jalapeño.

Os ovos e os filhotes estão recebendo cuidados especiais, já que a espécie é classificada como “criticamente em perigo de extinção”. E Mr. Pickles é considerado a tartaruga-radiada mais valiosa geneticamente pelo Plano de Sobrevivência de Espécies da Associação de Zoológicos e Aquários.

Vale ressaltar que é muito importante ter indivíduos em zoológicos e centros de reprodução para garantir a segurança genética de espécies, caso elas desapareçam na natureza.

Essa tartaruga, chamada localmente de Sokake, recebe esse nome popular por causa de sua carapaça brilhante, que possui linhas amarelas irradiando do centro de cada placa escura da concha para as partes mais externas.

A principal ameaça à espécie é o tráfico ilegal de animais silvestres. Segundo a organização internacional WWF, estima-se que entre somente entre 2009 e 2016, 15 mil dessas tartarugas foram contrabandeadas, por ano, em Madagascar.

Um outro grande problema também, como se pode perceber pela história de Mr. e Mrs. Pickles, é que a tartaruga-radiada tem uma baixa taxa de reprodução, dificultando o aumento da população.

As tartarugas-radiadas medem aproximadamente 40 centímetros e chegam a pesar entre 15 e 20 kg.

Aos 90 anos Mr. Pickles se torna papai pela primeira vez: nascem três tartarugas de Madagascar

Mr. Pickles, o papai de primeira viagem degustando um pé de alface
(Foto: Jackelin Reyna/Houston Zoo)

Leia também:
Nascem os primeiros filhotes da tartaruga-gigante de Galápagos em zoológico britânico: a espécie está em sério risco de extinção
Perema-do-Pará é o nome da nova tartaruga de água doce descrita por pesquisadores brasileiros na Amazônia
Cientistas registram nascimento de milhões de tartarugas-da-amazônia, durante maior desova desses animais no planeta

Foto de abertura: Jackelin Reyna/Houston Zoo

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE