PUBLICIDADE

Nova espécie de lagartixa recebe nome de James Bond

Nova espécie de lagartixa descoberta no Caribe recebe o nome de James Bond

Ela pode não ter o charme do mais famoso espião do mundo, mas provavelmente consegue fugir tão rapidamente quanto ele. Foi por ter sido encontrada na Jamaica, próximo a Goldeneye, nome da propriedade do escritor Ian Fleming, autor da série de livros, mais tarde transformada em filmes, que a nova espécie descoberta foi batizada com o nome popular de lagartixa da floresta James Bond e o científico de Celestus jamesbondi.

O pequeno réptil, que mede cerca de 7 centímetros, tem o corpo predominantemente marrom, com algumas partes pretas e a barriga amarelada. Elas são bastantes comuns na região onde foram encontradas.

James Bond é apenas uma das 35 novas espécies de lagartixas de florestas descritas por dois pesquisadores dos Estados Unidos em um artigo científico no jornal Zootaxa. Algumas delas são novas descobertas, outras eram consideradas subespécies anteriormente, mas exames moleculares demonstraram que, na verdade, elas eram novas espécies.

“Este trabalho revela uma fascinante diversidade de espécies em ilhas caribenhas que não sabíamos que existiam antes deste estudo. Esse é o primeiro passo, e o próximo é descobrir como evitar que essas espécies sejam extintas”, diz Stephen Blair Hedges, diretor do Centro de Biodiversidade da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Temple, na Pensilvânia (EUA) e co-autor do artigo.

PUBLICIDADE

Ele e a pesquisadora Molly Schools analisaram 958 espécies de lagartixas encontradas em coleções de museus do mundo inteiro (Paris, Londres e Harvard, nos EUA) e, com a ajuda de estudos moleculares realizados em laboratórios, traçaram suas relações evolutivas. Nesse processo, os cientistas se depararam com algumas espécies coletadas há mais de 200 anos e que provavelmente já estão extintas nos dias atuais.

Após a descrição das 35 espécies, os pesquisadores começaram a determinar então o status de conservação de cada uma delas. Infelizmente, eles chegaram à conclusão de que mais da metade (54%) das lagartixas das florestas caribenhas estão ameaçadas: 14 em risco crítico de extinção, a categoria mais alta de ameaça, e três que podem já estar extintas.

Entre as principais ameaças apontadas estão o rápido desaparecimento das florestas primárias das ilhas do Caribe e a introdução de espécies exóticas, como os mangustos, pequenos mamíferos carnívoros originários da Ásia.

“Todas as espécies devem ser monitoradas por causa das ameaças à sua sobrevivência, incluindo aquelas que agora são consideradas de menor preocupação. Acreditamos que este trabalho fornece mais evidências de que a fauna das ilhas do Caribe é única, frágil e pouco estudada, e continua ameaçada pela perturbação contínua de habitats, incluindo desmatamento e predação de mamíferos introduzidos”, destacam os autores do estudo.

Uma curiosidade para quem não conhece a origem do nome de Bond, James Bond – era assim que o personagem, o agente do serviço secreto britânico, sempre se apresentava, falando primeiro seu sobrenome e depois o primeiro nome. Na verdade, James Bond foi um ornitólogo norte-americano, especializado em aves do Caribe. Autor do livro, Birds of the West Indies, publicado em 1936, ele foi curador da Academia de Ciências Naturais da Filadélfia.

E Fleming se inspirou no nome James Bond ao olhar o livro do cientista em sua biblioteca!

*Com informações e entrevista contidas no texto de divulgação da Temple University

——————–

Acompanhe o Conexão Planeta também pelo WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Cientistas descobrem ‘sexto sentido’ na audição das lagartixas
Descoberta nova espécie de lagartixa, com corpo que lembra “A Noite Estrelada”, de Van Gogh
Nova espécie de lagartixa de Madagascar mostra impressionante habilidade de se camuflar
Lagartixa com olhos psicodélicos é nova espécie descrita na Austrália
Lagartixa paraquedas: descoberta nova espécie desses incríveis répteis que conseguem voar

Foto de abertura: Blair Hedges

Comentários
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jailton
3 meses atrás

Bom dia no Pernambuco,este lagarto se chama piolho de cobra,Ms existe outros nomes

Notícias Relacionadas
Sobre o autor