PUBLICIDADE

Descoberta nova espécie de lagartixa, com corpo que lembra “A Noite Estrelada”, de Van Gogh

Descoberta nova espécie de lagartixa, com corpo que lembra "A Noite Estrelada", de Van Gogh

Cnemaspis vangoghi. Por motivos óbvios, esse foi o nome científico escolhido para batizar a nova espécie de lagartixa descoberta na cordilheira de Gates Ocidentais, na Índia. No mesmo momento em que os pesquisadores da Thackeray Wildlife Foundation colocaram os olhos nesse pequeno réptil lembraram de uma das mais famosas telas do pintor holandês Vincent Van Gogh, “A Noite Estrelada”.

Os machos da espécie recém-descrita têm a cabeça e o corpo amarelos e manchas azuis claras no dorso. Essas lagartixas, que medem cerca de 3,4 cm de comprimento, vivem em áreas de baixa altitude, entre rochas e árvores, nas florestas de Srivilliputhur, uma região de rica biodiversidade do país.

Além da lagartixa que homenageia Van Gogh, os pesquisadores indianos também encontraram uma outra nova espécie, a Cnemaspis sathuragiriensis, que tem em seu nome uma referência às montanhas onde é observada.

As duas novas espécies exibem forte dicromatismo sexual (macho e fêmea apresentam diferentes cores.). Além disso, elas têm hábitos diurnos, mas principalmente nos períodos mais frios do dia.

Outras cinco espécies de vertebrados endêmicos já eram conhecidas em Srivilliputhur, ou seja, que só existem ali e em nenhum outro lugar do mundo.

“Este microendemismo em espécies de baixa altitude sugere que há muito mais maravilhas a serem descobertas nos hotspots de biodiversidade da Índia!”, dizem os pesquisadores da fundação.

Descoberta nova espécie de lagartixa, com corpo que lembra "A Noite Estrelada", de Van Gogh

A outra espécie descoberta nas montanhas indianas
Foto: Khandekar, Thackeray & Agarwal, 2024

“A Noite Estrelada” foi pintada por Van Gogh em 1889. A obra retrata a vista da janela de um quarto do hospício de Saint-Rémy-de-Provence, na França, onde o artista ficou internado. A paisagem mostra um vilarejo idealizado pelo pintor, pouco antes do nascer do sol. Um ano mais tarde, ele se suicidaria.

O artigo, em inglês, com a descrição das novas espécies você encontra neste link.

A nova espécie homenageia a obra de Van Gogh
Ilustração: Ananya Deval

—————————————

Agora, o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Se você quiser se inscrever para receber nossas notícias, acesse esse link, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Nova espécie de lagartixa de Madagascar mostra impressionante habilidade de se camuflar

Lagartixa paraquedas: descoberta nova espécie desses incríveis répteis que conseguem voar
Lagartixa com olhos psicodélicos é nova espécie descrita na Austrália
De 10 mil para 18 mil em quatro anos: como pequena lagartixa, considerada uma ‘joia’ do Caribe, escapou da caça e do tráfico

Foto de abertura: Khandekar, Thackeray & Agarwal, 2024

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE