Durante muito tempo a ciência se manteve como algo distante e até, inacessível, ao mundo dos leigos. Todavia, nas últimas décadas, pesquisadores e cientistas perceberam que, ao aproximar as pessoas desse universo, com uma linguagem mais didática e popular, seria uma maneira de promover a conservação e estimular que mais gente lute pela preservação do planeta. Quem, por exemplo, não vai ficar curioso em saber mais sobre um animal, ainda mais um pseudoescorpião, chamado Arnold Schwarzenegger, Hercules ou Frida Kahlo?
Pois esses foram alguns dos nomes escolhidos por pesquisadores do Departamento de Aracnologia do Leibniz Institute for the Analysis of Biodiversity Change (LIB) do Museu de Natureza de Hamburgo, na Áustria, para batizar três novos gêneros, com um total de doze novas espécies, de pseudoescorpiões, todos originários da ilha de Madagascar, situada na costa sudeste da África.
Pra começar, é necessário explicar exatamente o que é um pseudoescorpião. Como o próprio nome diz, esse aracnídeo, com cerca de 0,5 cm, pertence à mesma classe das aranhas caranguejeiras, carrapatos e escorpiões, e se parece muito com esses últimos. Todavia, não possui a região conhecida como metassoma, a parte final do corpo de um escorpião verdadeiro, onde ficam a cauda e o aparelho inoculador de veneno, o ferrão.
Explicado quem é o pseudoescorpião, vamos então às novas espécies com nomes de celebridades. A pesquisadora Michelle Lorenz estava elaborando sua tese de graduação, que tinha como tema as descobertas feitas em Madagascar. Por ser um animal muito pequeno, sua análise envolve o uso de microscópios e exames moleculares para poder ser feita a diferenciação entre espécimes. “Mas a cada novo método que usei, reconheci novos detalhes – por exemplo, novos órgãos – que me ajudaram a diferenciá-los”, contou a cientista.
E foi baseada nessas características que Michelle se inspirou para nomear, por exemplo, o pseudoescorpião Arnold Schwarzenegger. Segundo ela, seus ‘braços’ (pedipalpos) são impressionantes, assim como os do ator e ex-fisiculturista. Mas também se quis homenageá-lo por seu compromisso com a proteção ambiental durante seus dois mandatos como governador da Califórnia.
Já o pseudoescorpião que leva o nome de Frida Kahlo, possui muitos pelos na área dos olhos, assim como a famosa artista mexicana, que tinha uma sobrancelha muito característica.
“A diversidade da biodiversidade de Madagascar está severamente ameaçada por nós humanos e nosso modo de vida, por isso queremos usar os nomes de destaque para chamar a atenção para um assunto sério de uma forma muito casual”, diz Danilo Harms, chefe da seção de aracnologia do LIB.
Estima-se que 95% dos habitats naturais de Madagascar já foram perdidos e com isso, muitas espécies estão em risco ou já foram extintas.
*O artigo científico sobre as novas espécies e gêneros você encontra neste link.
Leia também:
Nome de novo gênero de aranha homenageia David Bowie e suas 54 espécies, músicas do cantor
Nome de nova espécie de marsupial homenageia Marina Silva
Nome de nova espécie de sapo descoberta no Panamá homenageia a ativista Greta Thunberg
Por seu ativismo para salvar floresta nos Camarões, Leonardo DiCaprio é homenageado com nome de nova espécie de árvore
Foto de abertura: @ LIB, Lorenz